14/11/2019 às 14h50min - Atualizada em 14/11/2019 às 14h50min

Empresa de Belo Horizonte exige que cuidadoras de idosos não sejam “negras e gordas”

A empresa contratante era uma franquia da Home Angels e exigia como pré-requisito que as candidatas não fossem negras ou gordas. As dez vagas anunciadas eram temporárias, destinadas a folguistas, com remuneração de R$ 100 por plantão. O caso foi ao Judiciário de Minas Gerais.

A agência mineira Leveza do Afeto, que atua na formação e indicação de cuidadores de idosos ao mercado de trabalho, fez uma oferta de emprego racista e gordofóbica, anunciada no último 31 de outubro.

A empresa contratante era uma franquia da Home Angels e exigia como pré-requisito que as candidatas não fossem negras ou gordas. As dez vagas anunciadas eram temporárias, destinadas a folguistas, com remuneração de R$ 100 por plantão, mais vale-transporte.

A cuidadora de idosos Eliângela Lopes levou o caso à Justiça, e a Home Angels é investigada pela Polícia Civil de Minas Gerais pelo crime de racismo.

“Quando eu li a mensagem da Fernanda (diretora da empresa) divulgando as vagas de folguista naquelas condições, fiquei sem acreditar. Achei que era fake news. Em seguida, escrevi a ela dizendo que aquilo era muito preconceito, mas ela me respondeu que era exigência do cliente e que não podia fazer nada. Fiquei impressionada com o fato de uma psicóloga apoiar tamanha discriminação”, relatou Eliângela ao jornal Estado de Minas.

A empresária enviou uma nova mensagem às integrante da lista de transmissão pedindo desculpas. “Um pouco mais tarde, nos falamos também por telefone. Acho que ela se deu conta do que tinha feito, mas não é simples assim. Eu me senti um lixo quando li o anúncio, chorei muito. Então conversei com o presidente da associação dos cuidadores de idosos de Belo Horizonte e decidi não me calar. Fiz uma denúncia à polícia e espero justiça”, continuou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp