12/05/2021 às 18h12min - Atualizada em 12/05/2021 às 18h12min

CPI diz que carta da Pfizer mostra que governo foi incompetente e não priorizou vacinas; veja o documento

O documento foi entregue à CPI pelo ex-secretário Fábio Wajngarten.

A CPI da Pandemia avalia que a carta da Pfizer, oferecendo vacinas ao Brasil em 2020, mostra que o governo brasileiro foi incompetente e não priorizou a compra de vacinas. O documento foi entregue à CPI pelo ex-secretário Fábio Wajngarten durante seu depoimento à comissão, as informações são do Blog do Valdo Cruz, no Portal G1.

“A carta da Pfizer, que ele entregou, mostrou como o governo foi incompetente. O presidente Bolsonaro e os ministros Braga Netto, Paulo Guedes e Eduardo Pazuello não responderam à carta, mostrando a incompetência e a falta de prioridade na compra de vacinas”, disse ao blog o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD).

O vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede), disse que Wajngarten, ao responder sobre a carta, deixou claro como o governo foi “omisso” e “falhou” na compra de vacinas.

“Eles ficaram quase dois meses sem responder à carta. E a compra só veio a ocorrer neste ano, depois que o Congresso, por nossa iniciativa, aprovou um projeto dando segurança jurídica para a aquisição das vacinas”, afirmou Randolfe Rodrigues.

Wajngarten relata que a carta foi enviada à cúpula do governo brasileiro em 12 de setembro. Ele relata que tomou conhecimento da carta no dia 9 de novembro, por meio do dono de um veículo de comunicação. E, no mesmo dia, falou com o presidente do documento, durante reunião no gabinete de Bolsonaro, na presença do ministro Paulo Guedes. Na ocasião, o ministro da Economia falou ao telefone com um dirigente do laboratório.

Primeira página da carta enviada pela Pfizer ao governo brasileiro - Foto: Reprodução


Página final da carta da Pfizer enviada ao governo brasileiro, de acordo com Wajngarten - Foto: Reprodução


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp