11/05/2021 às 09h53min - Atualizada em 11/05/2021 às 09h53min

Doria diz que por culpa de Bolsonaro estão travados na China insumos para 18 milhões de doses da Coronavac

Governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que insumos necessários à produção de 18 milhões de doses da vacina CoronaVac estão retidos na China por “problemas diplomáticos” causados por Jair Bolsonaro (Sem Partido) e aliados.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que 10 mil litros de insumos necessários à produção da vacina CoronaVac estão retidos na China à espera de autorização necessária para serem enviadas ao Brasil. O volume é suficiente para produzir 18 milhões de doses da vacina contra a Covid-19. Ainda segundo Doria, o atraso se deve a problemas diplomáticos causados pelo governo federal, como os recentes ataques de Jair Bolsonaro (Sem Partido) ao país asiático.

“Temos o temor [de atrasar a vacinação]. Faltam insumos. Por quê? Porque o governo da China não autorizou o embarque. Temos 10 mil litros prontos e aguardando a liberação do governo da China. São 18 milhões de doses. É muito necessário para o Brasil. É um problema diplomático, um problema que se dá pelas manifestações sucessivas erráticas e desnecessárias pelo governo federal, do presidente Jair Bolsonaro, seus filhos e seus ministros”, disse Doria nesta segunda-feira (10), de acordo com reportagem do Portal UOL.

Os insumos estão guardados em refrigeradores da indústria farmacêutica Sinovac BioNTech, que desenvolve o imunizante na China. A redução da oferta da CoronaVac vem atrasando a aplicação da segunda dose em pessoas que já receberam a primeira dose no Brasil.

Na semana passada, Jair Bolsonaro insinuou que o coronavírus poderia ter sido criado em laboratório pela China como parte de uma guerra “química, biológica e radiológica”. De acordo com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, a paralisação no fornecimento do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), necessário para a produção da CoronaVac, poderá atrasar o cronograma de vacinação a partir de junho.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp