06/05/2021 às 19h21min - Atualizada em 06/05/2021 às 19h21min

Procura por vacina contra a gripe ainda é muito baixa em Várzea Paulista - SP

Até a manhã de quarta-feira (5), apenas 7,2% do grupo que deve se vacinar contra a gripe agora receberam a imunização em Várzea Paulista; não é necessário agendamento e a vacina é aplicada na UBS ou USF mais próxima.

O atual grupo ao qual se destinam as vacinas contra a gripe, formado por crianças entre seis meses a cinco anos completos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), indígenas e profissionais da saúde, ainda não mostrou grande procura por essa imunização em Várzea Paulista - SP. Até a manhã dessa quarta-feira (5), apenas 7,2% (2.758 pessoas) do total dessas 38 mil pessoas, estimado pela Prefeitura, já se vacinou, desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza na cidade, em 12 de abril.

“Procurem as Unidades Básicas de Saúde para fazer a vacinação. É muito importante se vacinar contra a influenza, porque estamos em uma época que tem muita gripe e a pessoa vacinada vai ser afastada dessa possibilidade de pegar a doença”, orienta o gestor executivo de Saúde, José Roberto Spinucci. Em alguns casos, a gripe pode levar até mesmo a óbito.

Como se vacinar

Em Várzea Paulista, a campanha é realizada de segunda a sexta-feira, das 08 às 11 horas e das 13 às 15 horas. A vacina fica disponível para esses grupos prioritários em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), exceto nas UBSs Jardim Buriti e Jardim América III. Não é preciso fazer agendamento. Vale lembrar que o Ministério da Saúde recomenda priorizar a vacina contra a Covid-19 e respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre qualquer uma das doses contra a doença e a imunização contra a gripe, já que ainda não há estudos sobre a coadministração das vacinas.

O Dia “D”’ da vacinação contra a gripe será realizado no próximo dia 15 de maio (sábado), das 8 às 17 horas, nas UBSs dos seguintes bairros: Vila Real, Jardim Promeca, Cidade Nova II, Jardim Cruz Alta, Vila Marajó e Vila Popular. Veja o endereço das unidades, clicando na prancheta à frente do nome de cada uma delas, presentes no link: https://tinyurl.com/2d5rae33.

Próximos grupos

A partir de 11 de maio, começa a vez dos idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e professores das redes pública e privada. A terceira etapa começa em 9 de junho e imunizará pessoas com comorbidades ou deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp