05/05/2021 às 02h03min - Atualizada em 05/05/2021 às 02h03min

Risco de morte por Covid-19 em cidades bolsonaristas é 647% maior, diz pesquisa

“Estudo joga luzes e mostra os efeitos nefastos do negacionismo dos líderes”, afirmam pesquisadores.

Uma pesquisa conduzida por professores do Insper, Ibmec e Universidade de Toronto, no Canadá, concluiu que as cidades onde Jair Bolsonaro (Sem Partido) ganhou as eleições de 2018 apresentam um maior risco de infecção e morte por Covid-19, as informações são do jornal Estado de S. Paulo.

Segundo a pesquisa “Os efeitos desastrosos dos líderes na negação: evidências da crise do Covid-19 no Brasil“, nos municípios onde Jair Bolsonaro teve mais de 50% dos votos no segundo turno de 2018, o risco de infecção foi 299% e o de mortes, 415% maior do que nos demais municípios.

Em cidades mais ferrenhamente bolsonaristas, em que ele obteve mais de 70% de votos no segundo turno, o resultado é ainda pior. Moradores desses municípios têm 567% mais chances de se infectar com o vírus e 647% de morrer do que em cidades onde Bolsonaro teve menos de 30% dos votos.

“O estudo joga luzes e mostra, metodologicamente, os efeitos nefastos do negacionismo dos líderes, particularmente sobre seus próprios apoiadores e seguidores”, registraram os autores, professores Sandro Cabral (Insper), Nobuiuki Ito (Ibmec) e Leandro Pongeluppe (Universidade de Toronto).

Para realizar o estudo, os professores condensaram dados de mortes e casos de todos os 5.570 municípios brasileiros durante um ano de pandemia. O banco de dados foi cruzado com as informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre os resultados da disputa de 2018 em cada cidade.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp