28/04/2021 às 22h03min - Atualizada em 28/04/2021 às 22h03min

Jair Bolsonaro provocou “crise épica de saúde pública”, diz reportagem na Nature

Brasil é tema de revista científica, postura de Bolsonaro é criticada.

A situação do Brasil diante do avanço da pandemia foi tema de uma reportagem publicada na terça-feira (27) na prestigiada revista científica Nature, da Inglaterra.

A publicação explora a relação do governo comandado por Jair Bolsonaro (Sem Partido) com os cientistas brasileiros e diz que o mandatário provocou uma “crise épica de saúde pública”.

“Bolsonaro, uma figura polarizadora que foi comparada ao ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, vem contradizendo a opinião científica desde o início da pandemia”, afirma a revista.

A reportagem diz que o chefe do Executivo no Brasil minimizou a pandemia e cita declaração feita pelo presidente sobre a vacina da Pfizer, quando relacionou o uso do imunizante a efeitos colaterais graves, como se transformar em um jacaré: “Se você virar um jacaré, é problema seu”, disse em 17 de dezembro de 2020.

No título, a revista expõe o trecho de uma declaração do virologista Mauricio Nogueira, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - SP, que disse que os cientistas estão sendo ignorados.

“Temos as ferramentas ou pelo menos a capacidade de ajudar o país, mas estamos sendo ignorados e não apoiados pelos líderes do país”, afirmou Nogueira.

Além do virologista, a publicação entrevistou Jesem Orellana, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na Amazônia, e a bióloga Natália Pasternak, do Instituto Questão de Ciência.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp