26/04/2021 às 10h55min - Atualizada em 26/04/2021 às 10h55min

Olimpíada de matemática é realizada em plataforma de jogos com 3 milhões de alunos no País

Destinado aos estudantes de 5 a 12 anos, torneio realizado dentro do sistema de gamificação da Matific, utilizada na grade curricular de milhares de colégios no País e no mundo. Com participação gratuita, torneio começa no dia 29 de abril.

A terceira edição da Olimpíada Digital de Matemática no Brasil terá este ano cerca de 3 milhões, entre 5 e 12 anos, tanto da rede pública quanto dos colégios privados. A participação é gratuita para todas as instituições de ensino no País.

Realizado de forma inédita na plataforma de jogos matemáticos da Matific, o torneio é destinado a todos os estudantes da educação infantil até o sexto ano e acontece nos dias 29 e 30 de abril deste ano. Entre 26 e 28 de abril, os alunos terão um período de aquecimento para treinar nos exercícios disponíveis no acervo. A proposta dos organizadores é oferecer uma competição saudável que inspira as crianças a resolver problemas, aprender e a criar soluções, além de ser uma oportunidade valiosa para fomentar o interesse pela matemática nos alunos.

A plataforma ficará aberta gratuitamente durante todo o evento. O sistema Matific já é adotado em 45 países, com milhões de alunos ao redor do mundo e diversos prêmios internacionais por sua pedagogia e tecnologia. No Brasil, a plataforma de jogos matemáticos é utilizada na grade curricular de cerca de 7,5 mil colégios públicos e privados.

Nesta edição, o evento conta com os apoios oficiais do historiador Leandro Karnal e do apresentador de televisão Marcelo Tas, que anunciaram nas redes sociais o lançamento das olimpíadas e convocaram alunos, escolas e professores a participarem do evento. O campeonato também conta com o apoio de grandes marcas, como a Samsung e a Multilaser, que vão fornecer equipamentos eletrônicos (Chromebooks e Tablets) para serem entregues durante a premiação, além do apoio institucional da Fundação Telefônica e da Somos Educação, que farão a divulgação em seus canais digitais.

Os vencedores serão anunciados em vídeo pelo próprio Marcelo Tas, que será disponibilizado nas redes sociais da Matific.

Existem sete níveis de participação, um por série, do Ensino Infantil ao sexto ano do Fundamental. As três melhores classes, escolas e alunos recebem os troféus e prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugares. No total, serão oferecidos cerca de R$ 100 mil em prêmios e em dinheiro

“A proposta do torneio é apresentar a matemática de um jeito fascinante e engajador, tirando a ideia de que a disciplina é chata e difícil. Além de conhecer de perto a mais premiada plataforma de matemática do mundo, os alunos poderão experimentar os jogos e, assim, vivenciar uma nova forma de aprender matemática”, comenta Dennis Szyller, CEO da Matific Brasil.

Segundo o executivo, o atual ensino da matemática no Brasil, baseado em decorar e memorizar, tem levado os alunos a ter desempenhos cada vez piores na disciplina. “Trata-se de um modelo ultrapassado”, ressalta. “Por outro lado, tecnologias como a da Matific promovem uma aprendizagem mais profunda, pois, além de engajá-los em situações cotidianas, estimulam a curiosidade, a exploração, o raciocínio lógico e a aprendizagem pela descoberta, em um ambiente lúdico e interativo”, acrescenta.

Informações: https://www.matific.com/bra/pt-br/home/matific-olympiad/


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp