24/04/2021 às 10h44min - Atualizada em 24/04/2021 às 10h44min

Morre, de Covid, Levy Fidelix, do Aerotrem e dono do partido de Mourão

Aos 69 anos, o político estava internado com complicações respiratórias.

José Levy Fidelix da Cruz, mais conhecido apenas como Levy Fidelix, morreu na noite desta sexta (23). Aos 69 anos, o político estava internado desde março em um hospital particular de São Paulo.

Com complicações de uma infecção respiratória, o quadro de saúde do fundador do PRTB piorou nos últimos dias e a sua morte foi constatada por volta das 20h. Ele deixa mulher, a também política Aldinea Rodrigues Cruz, e filha, Lívia Fidelix, que tentou se eleger deputada nas eleições de 2018. A informação foi confirmada por Rodrigo Manga, aliado do político e prefeito de Sorocaba - SP.

Polêmico, o político virou motivo de piada pelas suas incontáveis tentativas frustradas de ter um cargo público. Ele disputou dez eleições em apenas 22 anos, e nunca passou nem perto de conseguir se eleger. A sua última disputa eleitoral foi em 2020, quando tentou se tornar prefeito da cidade de São Paulo e teve apenas 11.960 dos votos, índice que representa apenas 0,22% do total - ele ficou em 11° lugar no pleito, que teve apenas 13 candidatos.

Nos últimos anos, Levy Fidelix havia se tornado um dos grandes apoiadores de Jair Bolsonaro (Sem Partido). Hamilton Mourão, o atual vice-presidente, é filiado ao PRTB. Em sua última eleição, Fidelix acabou se indispondo com o presidente. Ele esperava receber apoio público para disputar a prefeitura, mas Bolsonaro optou por embarcar na candidatura de Celso Russomanno - que também perdeu a eleição e sequer conseguiu ir para o 2° turno.

Além de sua insistência em tentar ocupar um cargo público, Fidelix também se tornou meme pelo utópico aerotrem. O peculiar meio de transporte, que mais se assemelhava a um monotrilho, era religiosamente parte das promessas de todas as suas campanhas eleitorais - de acordo com ele, a instalação dos equipamentos custaria “apenas 20 milhões de dólares” para cada quilômetro construído.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp