20/04/2021 às 14h43min - Atualizada em 20/04/2021 às 14h43min

Aberta inscrições para a VI Mostra de Cinema da Mulher de Franco da Rocha - SP

A ideia da mostra é discutir, por meio de produções cinematográficas, as diferentes realidades das mulheres e suas opressões.

O Coletivo Baciada de Mulheres do Juquery, de Franco da Rocha - SP, produz mais uma edição da Mostra de Cinema da Mulher. Esta já é a 6ª edição do projeto, que a cada ano ganha mais corpo e visibilidade. Este ano o evento foi contemplado pelo ProAC editais, e será realizado pela Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo do Estado de São Paulo. A ideia da mostra é discutir, por meio de produções cinematográficas, as diferentes realidades das mulheres e suas opressões.

As inscrições começaram na última segunda-feira (19) e vão até o dia 18 de maio de 2021. Os curta-metragens inscritos deverão ser dirigidos por mulheres e ter até 20 minutos de duração. Ao todo, serão selecionados 12 curta-metragens, sendo 09 deles escolhidos por protagonismo feminino no enredo, bem como abordar diversidade de gênero, sexualidade, raça e classe. A mostra acontece anualmente desde 2016, sem nenhum caráter competitivo.

Para a produtora da mostra, Meire Ramos, a produção de uma mostra de cinema numa cidade como Franco da Rocha, possibilita um olhar sensível, que compreenda e valorize produções periféricas e que traga filmes que dialoguem com a realidade da região. "É possível também ampliar o olhar a respeito de onde são os espaços que se produz e se acessa cultura."

A Mostra é um evento que atua na formação de público para o cinema brasileiro e que mobiliza como público engajado diversos coletivos feministas de Franco da Rocha e região, por trazer produções e debates que refletem sobre as problemáticas das mulheres em esfera global, discutindo a estrutura patriarcal e abrindo espaços para criação de estratégias de ações que minimizem os problemas enfrentados, entendendo que a cultura é uma potente ferramenta de transformação social.

Exibição

A VI Mostra de Cinema da Mulher está prevista para acontecer em outubro, em formato presencial, na cidade de Franco da Rocha/SP. Mas é importante ressaltar que as datas e formatos podem sofrer alterações devido à pandemia. Caso ainda não seja seguro, o evento acontecerá online.

O Coletivo

Moradoras da Região, o Coletivo da Baciada das Mulheres do Juquery, criado em Agosto de 2015 com o intuito de dialogar com a comunidade através do ativismo feminino, realiza desde 2016 a Mostra anualmente, dando visibilidade para as produções cinematográficas de mulheres brasileiras, enfatizando a relevância desse projeto e as histórias trazidas, em que a resistência, e fortalecimento da rede de apoio entre mulheres são elementos essenciais no contexto atual, onde as atrocidades e injustiças cometidas contra as mulheres só cresce a cada minuto.

Serviço

Convocatória VI Mostra de Cinema da Mulher

Faça sua inscrição aqui

Período: de 19 de abril a 18 de maio

Veja aqui o regulamento completo

Acesse as nossas redes sociais e saiba mais

Linktree


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
;
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp