11/04/2021 às 13h13min - Atualizada em 11/04/2021 às 13h13min

Quando vou ser vacinado? Site faz previsão aproximada; confira

A plataforma utiliza um cálculo com a média dos últimos 7 dias de vacinação em cada estado para dizer quantos dias faltam para a vacinação.

Mesmo com recordes de mortes diárias por causa da Covid-19, o Brasil segue lento na vacinação.

Para Renan Altendorf, a preocupação individual com o ritmo da campanha foi uma oportunidade. Ele criou uma plataforma que oferece previsão de quando cada um receberá a vacina.

Para isso, ao acessar o site Quando vou ser vacinado, o usuário precisa introduzir sua idade e o Estado em que reside. O cálculo é feito pela média dos últimos 7 dias de vacinação em cada Estado. Usa dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para os grupos prioritários, leva-se em consideração a estratégia de vacinação contra Influenza/H1N1 de 2020 disponibilizado pelo DataSUS.

A plataforma é atualizada diariamente.

Segundo afirmou Altendorf ao jornal Correio Braziliense, a média móvel de 7 dias é uma referência de tempo à entrega do governo federal até o momento em que a vacina chega às cidades.

“Alguns Estados fazem atualização em tempo real (por exemplo, São Paulo), mas outros Estados soltam lotes de dados a cada 2 (Rio de Janeiro), 3 (Santa Catarina) e até 7 dias (Acre). Nesta semana tivemos um salto bem grande na vacinação no Rio Grande do Sul, por exemplo, então a previsão por lá está muito boa, já no Distrito Federal temos uma media de 2.068 primeiras doses por dia nos últimos 7 dias. É uma queda muito grande, e, com isso, a previsão futura se alonga”, disse.

O criador também explicou como é feito o trabalho de coletar os dados: “Existem robôs que fazem uma parte da coleta, mas todos os dados também são validados um a um manualmente, antes de serem publicados”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
;
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp