06/04/2021 às 10h12min - Atualizada em 06/04/2021 às 10h12min

Lula ultrapassa Bolsonaro na corrida para 2022, mostra Pesquisa XP-Ipespe

Pela primeira vez, o petista venceria o presidente da República no primeiro e no segundo turno das eleições.

Nova pesquisa XP/Ipespe sobre a eleição presidencial de 2022, divulgada nesta segunda-feira (5), aponta um considerável crescimento nas intenções de voto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Pela primeira vez, o petista aparece numericamente à frente de Jair Bolsonaro (Sem Partido) já no primeiro turno, em pesquisa estimulada - isto é, quando são citados os nomes dos possíveis candidatos.

Nesta pesquisa XP/Ipespe, Lula cresceu 4 pontos com relação ao último estudo e soma, agora, 29% das intenções de voto. Já Bolsonaro aparece com 28%. Como a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, ambos estão tecnicamente empatados.

Na sequência aparecem o ex-juiz Sérgio Moro (Sem Partido) e Ciro Gomes (PDT), ambos com 9%. Eles são seguidos por Luciano Huck, que tem 5%. O apresentador está logo à frente de Guilherme Boulos (PSOL), João Doria (PSDB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM), que somam 3% das intenções de voto cada. Brancos, nulos e aqueles que não sabem ou não responderam representam 12% dos entrevistados.

Em uma simulação de segundo turno, Lula também venceria Bolsonaro, segundo a pesquisa XP/Ipesp. O petista registra 42%, contra 38% do titular do Planalto. Já quando o cenário é com Moro como adversário de Bolsonaro, o estudo aponta um empate de 30% de intenções de voto para cada. O mesmo acontece em uma simulação de segundo turno entre o presidente e Ciro Gomes, em que ambos empatam com 38%.

O levantamento simulou ainda um cenário espontâneo para o primeiro turno da eleição presidencial - isto é, quando os nomes dos possíveis candidatos não são citados. Neste recorte, é possível observar, mais uma vez, o crescimento de Lula, que saltou de 17% na última rodada da pesquisa para 21%. Ele fica numericamente atrás de Bolsonaro, que apesar de ter registrado queda nas intenções de voto, agora soma 24%, o que faz ele e o petista ficarem tecnicamente empatados na liderança.

A pesquisa XP/Ipespe realizou 1.000 entrevistas por telefone em todo o território nacional entre os dias 29 e 31 de março.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp