24/03/2021 às 19h20min - Atualizada em 24/03/2021 às 22h36min

Cerca de 50 empresários furam fila e recebem vacina contra Covid-19

Os executivos, em maioria ligados ao setor de transporte de Minas Gerais, segundo a Revista Piauí, compraram por conta própria os imunizantes e não os repassaram ao SUS, como manda a lei.

Um grupo de cerca de 50 empresários, de maioria ligada ao setor de transporte de Minas Gerais, segundo a Revista Piauí, recebeu a primeira das duas doses da vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Pfizer, furando a fila da vacinação prevista pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).

Os empresários teriam adquirido as doses por conta própria, sem repassar os imunizantes ao SUS, como manda a lei. As duas doses custaram R$ 600 por pessoa. Eles devem receber a segunda dose daqui 30 dias.

“Segundo pessoas que se vacinaram na ocasião, os organizadores foram os irmãos Rômulo e Robson Lessa, donos da viação Saritur. Uma garagem de uma empresa do grupo foi improvisada como posto de vacinação”, relata a reportagem.

O ex-senador e ex-presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) Clésio Andrade confirmou ter sido imunizado. “Estou com 69 anos, minha vacinação [pelo SUS] seria na semana que vem”.

O deputado estadual Alencar da Silveira (PDT), de acordo com relatos, também teria sido vacinado. “Silveira contou que já tinha tido Covid, mas foi se vacinar com autorização de seu médico. À Piauí, ele disse que já tinha sido infectado pelo novo coronavírus e negou que tivesse participado da imunização paralela”.

A responsável pela aplicação dos imunizantes teria sido uma enfermeira que inclusive se atrasou por estar vacinando anteriormente outro grupo na Belgo Mineira, mineradora hoje pertencente à ArcellorMittal Aços.

Em nota, a ArcelorMittal esclarece que nunca comprou nenhuma vacina para o combate da Covid-19 da Pfizer ou de qualquer outra empresa farmacêutica. A empresa nunca fez nenhum contato com a Pfizer ou qualquer outra empresa do setor farmacêutico para compra direta de vacinas contra o coronavírus. A Abertta Saúde, empresa de gestão de saúde da ArcelorMittal, atua como posto avançado de vacinação do SUS junto às Secretarias Municipais de Saúde de Belo Horizonte e de Contagem. No entanto, a ArcelorMittal desconhece qualquer atuação de seus profissionais em atos correlacionados à vacinação fora dos protocolos do Ministério da Saúde e do Programa Nacional de Imunização - PNI.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp