24/03/2021 às 10h30min - Atualizada em 24/03/2021 às 10h30min

Vazio existencial na terceira idade: como lidar e superar

Em novo livro, a gerontóloga e psicoterapeuta Lígia Posser ensina como passar por cima das inseguranças para viver a senioridade com mais plenitude, autonomia e lucidez.

A velhice chegou, e agora? Incertezas sobre quais rumos tomar e medos como a morte, solidão e perda de independência são a porta de entrada à terrível sensação de vazio existencial em idosos. Lidar com estes sentimentos e angústias é um grande desafio e requer uma jornada diária em busca da evolução pessoal.

No novo livro Idosos e Espiritualidade, a gerontóloga e psicoterapeuta holística Lígia Posser compartilha um método que desenvolveu para os idosos aprimorarem o autoconhecimento e o autocuidado. O propósito é que possam desfrutar da chamada melhor idade com mais plenitude e autonomia.

Dividido em quatro etapas, o Método do Autoconhecimento é como um veículo facilitador desta busca pelo conhecer a si mesmo. Por meio da meditação, uso de cristais e plantas terapêuticas, transporta o praticante a um estado de felicidade e reconforto nesta nova etapa da vida. Para tornar o processo mais efetivo, o livro traz espaços de escrita para que o leitor possa realizar as atividades práticas propostas e mergulhar fundo no método.

Nas 160 páginas da obra, a autora ainda reforça temas de importante debate, que seguem sendo tabu e geram dúvidas a quem envelhece, como o amor e sexo na terceira idade. Segundo Lígia, estes dois tópicos não têm prazo de validade. Pelo contrário, devem ser cultivados livremente e reinventados pelo casal.

Com 70 anos de idade e autora de outros quatro livros, Lígia conta que o despertar para este lançamento surgiu durante a pandemia, quando os idosos se tornaram o principal grupo de risco e foram orientados a ficar em casa. Ela uniu experiências pessoais, anos de estudo e histórias de pacientes que acompanhou no consultório para mostrar que é possível mudar a rotina e a mente a ponto de viver a velhice com alegria, saúde e independência.

“Envelhecer com dignidade é fazer suas escolhas sem censuras ou cobranças, se permitindo ir além, sem se preocupar com a opinião dos outros, (...) dizer não quero, não gosto, enfim, permitir-se ser da forma que o faz se sentir feliz e livre, sem dar satisfações sobre suas decisões”. (Idosos e Espiritualidade, pág. 105)

Mais do que um guia para envelhecer melhor e mais feliz, o livro Idosos e Espiritualidade é destinado também a profissionais de apoio à saúde física e mental dos idosos, familiares e cuidadores, assim como para jovens e adultos que desejam começar agora mesmo a cultivar hábitos para uma vida saudável e longeva.

Ficha técnica

Título: Idosos e Espiritualidade

Autor: Lígia Posser

Editora: Luz da Serra Editora

ISBN: 978-65-88484-15-9 | 978-65-88484-14-2 (eBook)

Páginas: 160

Formato: 16x23cm

Preço: R$ 52,90

Links de venda: Luz da Serra Editora e Amazon

Sinopse: Idosos e Espiritualidade reúne diversos temas relacionados ao envelhecimento: o ato de se aposentar, a importância de poder fazer suas próprias escolhas e manter sua privacidade, como manter relacionamentos saudáveis com a família e parceiro(a), como utilizar o poder dos cristais e das plantas nesta fase específica da vida, cuidados com o corpo e a mente na terceira idade, desenvolvimento da espiritualidade e despertar da consciência enquanto idoso. Além disso, inclui um método de quatro passos rumo ao autoconhecimento e evolução pessoal, visando contribuir para uma vida verdadeiramente saudável, longeva e plena.

Sobre a autora: Lígia Posser é gerontóloga e escritora, além de professora universitária especialista em Gerontologia, Psicologia Clínica, Psicopedagogia, Supervisão Escolar, Orientação Educacional e Psicologia Educacional. Possui formação em Terapias Reencarnacionistas pela ABPR e Hipnose Clínica pela Universidade de Barcelona. Ministra cursos no Brasil e no exterior nas áreas de Estética, Bioenergia e Terapias Holísticas e Complementares, bem como Cristaloterapia, Cromoterapia, Aromaterapia, Geoterapia e Florafluidoterapia. Já com 70 anos, sentiu o chamado para compartilhar sua sabedoria e vivências adquiridas ao longo de toda uma vida ativa e permeada de alegria e leveza.

Site autora: ligiaposser.com.br

Redes sociais: Instagram | Facebook

Site editora: https://www.loja.luzdaserraeditora.com.br/

Redes sociais: @luzdaserraeditora


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp