16/03/2021 às 13h16min - Atualizada em 16/03/2021 às 13h16min

Lotados, hospitais da rede privada de São Paulo solicitam leitos públicos; “algo inédito”, diz secretário municipal da Saúde

Com equipamentos totalmente esgotados pelo excesso de pacientes com Covid-19, ao menos 15 hospitais da cidade de São Paulo pediram 30 leitos de enfermaria e de UTI à Prefeitura.

O secretário municipal da Saúde de São Paulo - SP, Edson Aparecido, afirmou nesta terça-feira (16) que ao menos 15 hospitais da rede privada solicitaram 30 leitos ao estado porque estão sem vagas e há uma fila de pacientes com Covid-19 aguardando leitos.

“Nos últimos 4 dias, tivemos solicitação de 30 leitos de UTI e enfermaria para atender um conjunto de hospitais privados, de convênio, que estão com seus equipamentos completamente lotados e esgotados”, disse Aparecido à rádio CBN.

Questionado se a rede privada pagaria para o estado, o secretário afirmou que depois de atenderem a pessoa, vão ver como será o contrato.

O secretário lembrou que, normalmente, é o estado quem “aluga o leito de hospital” e está acontecendo o contrário. “Algo inédito”, diz Aparecido.

No último dia 9, inclusive, Edson Aparecido se reuniu com gestores de hospitais particulares para pedir ajuda no atendimento de pessoas internadas que não estão com Covid-19. A ideia era liberar leitos de UT da rede municipal para receber futuros pacientes contaminados pelo coronavírus.

“É uma corrida contra o tempo. Estamos atrás de leito para aguentar os próximos 15 dias, que serão de muita pressão. Transferindo pacientes que não estão com Covid-19 para a rede privada, a gente libera leitos de UTI para Covid-19”, disse o secretário na ocasião.

Os hospitais que solicitaram vagas são:

Hospitais:

- Avi Ccena

- Albert Sabin

- Nove de Julho

- Edmundo Vasconcelos

- Lefort

- Vida's

- Nossa Senhora de Lourdes

- Igesp

- São Camilo

- Maternidade São Miguel

- Nipo Brasileiro

- IAVC

- Santa Paula

- Santa Virgínia

- São Cristóvão

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na capital chegou a 88,59%. Todas as regiões do estado estão com taxa de ocupação acima de 80%.

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (15) a abertura de novas vagas de UTI. Ao todo, 130 leitos serão criados, sendo 100 deles no Hospital Municipal do M'Boi Mirim, na Zona Sul da capital, 20, no Hospital Municipal do Guarapiranga, também na Zona Sul, e 10 no Hospital Luiz Gonzaga, na Zona Norte.

Apesar da abertura de novos leitos, a Secretaria Municipal da Saúde não descarta a possibilidade de colapso no sistema.

Taxa de ocupação no estado:

- 88,59% na capital

- 84,51% na região Norte

- 82,18% na região Oeste

- 85,66% na região Sudoeste

- 88,59% na região Sudeste

- 89,3% na região Leste

Na Grande São Paulo, em média, 9 a cada 10 leitos de UTI estão ocupados. Atualmente, a curva média de internações está em 1.429 por dia em UTI e enfermarias.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp