08/03/2021 às 15h05min - Atualizada em 08/03/2021 às 15h05min

PF prorroga por mais seis meses prazo para estrangeiros se regularizam

Para especialista, a medida é necessária e ajudará tanto as autoridades quanto os estrangeiros que têm enfrentado filas na sobrecarregada Polícia Federal durante a pandemia.

A Polícia Federal (PF) publicou nesta segunda-feira (8) no Diário Oficial portaria prorrogando até 16 de setembro de 2021 o prazo para regularização de estrangeiros no território nacional. A medida vem ao encontro das expectativas do setor, aponta a vice-presidente da Associação Brasileiras dos Especialistas em Migração e Mobilidade Internacional (Abemmi) e sócia da Fragomen no Brasil, Diana Quintas.

“A portaria, publicada num período de mais isolamento social nas cidades, poderá ajudar a diminuir a fila que está grande e deve crescer”, aponta Diana. A agenda da Polícia Federal para regularização ficou fechada por cinco meses de março a agosto de 2020. Ao retomar o trabalho, a fila de estrangeiros com necessidade de regularização ficou grande. Por exemplo, em janeiro, 5 mil refugiados venezuelanos esperavam providências.

Com a portaria, os documentos expirados a partir de 16 de março de 2020 devem ser aceitos como válidos e poderão ser utilizados até o dia 16 de setembro de 2021. Para a regularização do período, o imigrante deve ter mantido residência em território nacional.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp