05/11/2019 às 00h57min - Atualizada em 05/11/2019 às 00h57min

Policiais civis e militares fazem protesto contra reajuste salarial anunciado por Doria

PMs fazem ato com banda de música em frente ao quartel-general da corporação, na Luz, e policiais civis se manifestam no Centro de São Paulo. Protesto é contra reajuste de 5% que Doria pretende dar à categoria.

Policiais civis e militares fizeram, na tarde desta segunda-feira (4), um protesto em frente ao Palácio da Polícia Civil e do Comando da Polícia Militar, ambos localizados no Centro de São Paulo - SP, contra o reajuste salarial anunciado pelo governador do estado, João Doria (PSDB), de 5% para a categoria.

Por volta das 15h, policiais civis estavam reunidos e ocupavam totalmente a Avenida Brigadeiro Tobias, entre a Rua Washington Luís e Avenida senador Queirós, em frente à Delegacia Geral, segundo a CET. Já os policiais militares faziam um ato com banda de música em frente ao quartel-general da corporação, na Avenida Coronel Fernandes Prestes, na Luz.

O reajuste foi divulgado por Doria na última semana e inclui ainda aumento do mesmo percentual para policiais militares, técnico-científicos e agentes da Secretaria da Administração Penitenciária ativos e inativos. A proposta será enviada à Assembleia Legislativa e custará R$ 1,5 bilhão aos cofres públicos.

A categoria entende, porém, que o reajuste é insuficiente. Raquel Kobashi Gallinati, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp), diz que o anúncio “foi uma falta de respeito com os policiais e com a sociedade”.

“Deveríamos falar em 50%. O governador prometeu em campanha que São Paulo teria a segunda polícia mais bem paga do país”, afirmou ela.

O ato realizado nesta segunda-feira foi convocado pelo Sindpesp, que pretende levar a manifestação, em seguida, para a sede da Secretaria de Segurança Pública.

A manifestação é denominada “ato público pela dignidade da polícia - uma manifestação pacífica, ordeira e respeitosa, mas contundente e necessária”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp