07/03/2021 às 22h09min - Atualizada em 07/03/2021 às 22h10min

Governadores assumem coordenação do combate ao coronavírus e podem decretar lockdown nacional dia 14

Com o governo Bolsonaro boicotando todas as medidas de combate ao coronavírus, governadores decidiram neste domingo (7) assumir a liderança e adotar a coordenação nacional das ações. Lockdown nacional deve ser iniciado no próximo domingo.

O governador do Piauí, Wellington Dias, representante do Fórum Nacional dos Governadores, informou neste domingo (7) que os chefes dos executivos estaduais irão assumir a coordenação nacional do combate ao coronavírus.

A decisão é uma resposta à recusa de Jair Bolsonaro (Sem Partido) de permitir que o governo federal cumpra com esse papel, que é originalmente dele, especialmente do Ministério da Saúde.

Os governadores devem decretar lockdown nacional ou ao menos medidas restritivas fortes a partir de 14 de março. O objetivo é conter o avanço do novo coronavírus, que já matou mais de 260 mil pessoas no país. Segundo Dias, 22 governadores estão de acordo com o pacto e as medidas restritivas nacionais. O pedido de uma ação nacional chegou a ser feito para o Ministério da Saúde, mas a resposta foi a de que Jair Bolsonaro “não deixa”.

O objetivo mais urgente da articulação é o de comunicar a população de que o momento é crítico e que é crucial que a circulação seja reduzida imediatamente, para diminuir a ocupação nos hospitais.

21 estados já concordaram em aderir ao pacto. A consulta ainda está aberta para os que ainda não aderiram.

Os estados que estão de acordo com as medidas são Piauí, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, São Paulo, Pará, Distrito Federal, Alagoas, Minas Gerais, Ceará, Sergipe, Goiás, Maranhão, Amazonas, Paraná, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Até o momento, apenas cinco estados não manifestaram uma posição favorável ao pacto: Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Acre e Roraima. Mas, também de acordo com a assessoria, a consulta aos governadores continua em andamento, segundo o jornal O Globo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp