28/09/2019 às 12h00min - Atualizada em 28/09/2019 às 12h00min

Apoio de americanos a impeachment de Trump sobe 12 pontos, mostra pesquisa

A pesquisa entrevistou 1.001 pessoas e tem margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, sendo realizada entre os dias 26 e 27 de setembro.

Em meio aos primeiros passos de uma investigação que pode levar ao impeachment do presidente dos EUA, Donald Trump, cresceu o apoio popular às ações da Câmara dos Deputados.

Segundo pesquisa realizada pelo site The Hill e pelo instituto HarrisX, 47% dos americanos apoiam a abertura de um processo de impeachment, 12 pontos percentuais a mais do que o registrado em uma sondagem semelhante, realizada em junho.

O percentual de entrevistados que se opõem a um processo ficou em 42% , três pontos percentuais a menos do que na sondagem de junho. Onze por cento das pessoas disseram não saber ou não quiseram opinar.

Entre os que apoiam uma investigação, o maior salto ocorreu entre os eleitores que se declaram democratas: de 59%, em junho, para 78% agora. Entre os republicanos o índice pulou de 5% para 18%. Entre os eleitores que não expressam preferência por um dos dois principais partidos, o apoio ficou em 41% .

Em junho, quando a conversa com Volodymyr Zelensky ainda não tinha ocorrido, o foco de um eventual pedido de impeachment era nas denúncias de interferência russa na eleição de 2016, com suposta anuência da campanha de Trump.

A pesquisa entrevistou 1.001 pessoas e tem margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, sendo realizada entre os dias 26 e 27 de setembro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp