26/02/2021 às 18h29min - Atualizada em 26/02/2021 às 18h29min

O tempo e a temperatura, neste sábado (27)

Tempo e Temperatura.

Portal Brasil 61 - com informações do Somar Meteorologia.

O tempo e a temperatura, neste sábado (27).

Uma área de baixa pressão atmosférica no litoral mantém a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) atuando sobre parte da região Sudeste do país. Chove forte com trovoadas e elevados volumes acumulados e em boa parte de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, inclusive nas três capitais. No Espírito Santo há períodos de melhoria e chuvas mais isoladas. As temperaturas variam entre 15 e 30 graus. A umidade relativa do ar pode variar entre 54 e 100 por cento.

A chuva deve perder intensidade na região Sul do país, mas ainda pode persistir a qualquer hora do dia no leste do Paraná e no litoral norte de Santa Catarina, por conta da umidade que vem do mar. Uma massa de ar seco deve inibir a formação de nuvens carregadas, o que mantém o tempo firme e com maior amplitude térmica no sudoeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e grande parte do Rio Grande do Sul. Em outras áreas da região, predomina o sol entre nuvens, sensação de abafamento e pancadas de chuva mais passageiras devem predominar. As temperaturas na região devem variar entre 12º C e 36º C. Já a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 100%.

A região Nordeste do país, terá de tempo instável em grande parte da região. A chuva mais volumosa ocorre na faixa oeste, inclusive com eventual queda de granizo, mas o tempo não deve ficar fechado. Em áreas do centro e norte da Bahia, a chuva é mais isolada e com menor volume, acontecendo, sobretudo, após uma tarde de calor. A temperatura no Nordeste pode variar entre 18 e 33 graus. Em toda a região, os índices de umidade relativa do ar variam entre 35% e 100%.

As chuvas continuam intensas na região Norte do país. As instabilidades ocorrem ao longo do dia, o que deve tornar as chuvas são mais volumosas no Pará, Amapá e Tocantins, além do leste do Amazonas. Os temporais típicos de verão seguem se espalhando por toda a região, um reflexo da combinação entre calor, umidade e áreas de instabilidade que atuam em diferentes níveis da atmosfera. Por isso, é preciso manter atenção para o risco de muitos raios e ventania. Desta forma, a temperatura pode variar entre 18 e 36 graus, enquanto a umidade relativa do ar segue acima dos 72% em quase toda a região.

Segue com tempo fechado e previsão de chuva para a região Centro-Oeste do país, especialmente no leste do Mato Grosso; centro, leste e norte de Goiás e em todo o Distrito Federal. Somente nas cidades mais próximas com o Paraguai, no Mato Grosso do Sul, é que o tempo fica mais firme. Os termômetros podem registrar temperatura mínima de 18 graus e máxima de 36° C. Umidade relativa do ar deve variar entre 100% e 35%.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
;
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp