25/02/2021 às 15h46min - Atualizada em 25/02/2021 às 15h46min

São Judas realiza projeto para desenvolver potencialidades em idosos

Denominado Curiosa Idade, iniciativa da universidade traz ações gratuitas de inclusão digital para pessoas acima de 60 anos.

Países de todo o mundo estão vivendo o crescimento do envelhecimento populacional. A expectativa é que em 2050 tenhamos cerca de 2 bilhões de pessoas com mais de 60 anos. Para estabelecer cuidados apropriados para esta população, a São Judas, por meio da Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento, desenvolve o projeto Curiosa Idade. A iniciativa atende, gratuitamente, 50 idosos, realizando acolhimento e desenvolvendo novas potencialidades, promovendo cultura, aprendizagem através da curiosidade com exercícios que quebram as barreiras das gerações para proporcionar saúde, bem-estar, inclusão e qualidade de vida nos aspectos físicos, emocional, social e intelectual. Os encontros acontecem semanalmente, de forma online, toda quinta-feira, das 14h às 16h.

O projeto utiliza jogos interativos que estimulam a cognição, desenvolvem atividades de aprendizagem que elevam a autoestima, despertam a criatividade e geram autonomia. Arte e cultura tem um papel relevante para o envelhecimento saudável. Nesse sentido, os participantes fazem leituras de poesia e observação de fotografias que despertam sua curiosidade. A alimentação também é abordada em oficinas que falam sobre as características dos alimentos e como manter a dieta saudável e equilibrada. O projeto também traz aspectos que tratam do equilíbrio emocional com atividades que estimulam a comunicação, a linguagem corporal e as atividades físicas.

O Curiosa Idade conta com a participação de alunos dos cursos de Graduação como Nutrição, Psicologia, Educação Física, Enfermagem, Biomedicina, Medicina entre outros, e do Mestrado em Ciências do Envelhecimento, que acompanham diretamente, com auxílio dos professores, o passo a passo dos idosos no desenvolvimento das atividades, orientando e acompanhando para que aconteça da melhor forma. Os exercícios são realizados no âmbito dos pilares: Aprendizagem; Criatividade; Sustentabilidade; Intergeracional; Qualidade de Vida; Inclusão Social/Digital; Conhecimento; Competências e Habilidades.

De acordo com a Coordenadora do Curiosa Idade, Rita Aquino, o projeto tem um papel social muito importante. “É muito gratificante realizar as atividades com os idosos. Eles se envolvem e são muito abertos a participar das nossas propostas. Entendemos que é importante mantê-los em atividades em meio a pandemia, isso os mantém ativos, em contato com outras pessoas, o que é fundamental neste período de isolamento. Nossa premissa é a de aplicar nosso conhecimento para o bem da sociedade e nada como ajudar esta parcela da sociedade que fez e faz tanto por nós”, ressalta Rita.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp