24/02/2021 às 18h11min - Atualizada em 24/02/2021 às 18h11min

O tempo e a temperatura, nesta quinta-feira (25)

Tempo e Temperatura.

Portal Brasil 61 - com informações do Somar Meteorologia.

O tempo e a temperatura, nesta quinta-feira (25).

O dia será novamente de muita chuva e tempo mais fechado em algumas áreas da região Sudeste do país, como o litoral paulista, Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba em São Paulo, Serra e norte do Rio de Janeiro, centro mineiro, Zona da Mata de Minas e Vale do Rio Doce. Atenção para elevado potencial para transtornos como alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de terra por causa do elevado volume de chuva previsto nestas áreas. Em outras áreas, predomina o calor e chuva em forma de pancadas. As temperaturas variam entre 15 e 30 graus. A umidade relativa do ar pode variar entre 40 e 100 por cento.

Na região Sul do país, o avanço de um sistema de alta pressão atmosférica pode trazer o ar mais seco e com maior amplitude térmica sobre o Rio Grande do Sul. O mesmo sistema, no entanto, deve jogar uma pista de ventos úmidos do mar em direção ao litoral, o que faz com que o leste de Santa Catarina e do Paraná fiquem com tempo mais fechado e com chuva a qualquer hora do dia. Os volumes de chuva devem ser bem elevados no leste de Santa Catarina e do Paraná. Em outras áreas desses estados, a maior parte do dia deve ser de tempo aberto. As temperaturas na região devem variar entre 12º C e 36º C. Já a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 100%.

A região Nordeste do país, terá de chuva até o final do dia em todos os estados. No norte do Maranhão, haverá condições para chuva mais expressiva e não estão descartados transtornos, como alagamentos e deslizamentos de terra. Chove também com acumulados mais altos no sul do Maranhão e do Piauí. Já na faixa leste nordestina, haverá pancadas de chuva mais isoladas, com raios e rajadas de vento. Por outro lado, o tempo firme ficará presente no centro e nordeste da Bahia, inclusive em Salvador. A temperatura no Nordeste pode variar entre 18 e 33 graus. Em toda a região, os índices de umidade relativa do ar variam entre 35% e 100%.

Com a nova configuração climática sobre o Brasil, a chuva deve persistir sobre a região Norte do país. Esse tempo chuvoso pode ganhar força entre Acre, Amazonas, Rondônia, sul do Pará e o Tocantins com condição para cheias de rios e transtornos como alagamentos em áreas de risco. Chuva volumosa também entre Amapá e o norte do Pará, desta vez por causa da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Desta forma, a temperatura pode variar entre 18 e 33 graus, enquanto a umidade relativa do ar sobe para ficar acima dos 80% em quase toda a região.

Há previsão de chuva generalizada em todo a região Centro-Oeste do país. A estimativa é de volumes elevados de chuva entre o centro, norte e leste do Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Volta a chover, inclusive, no Mato Grosso do Sul, mesmo que de forma isolada. Os termômetros podem registrar temperatura mínima de 18 graus e máxima de 36° C. Umidade relativa do ar deve variar entre 100% e 35%.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp