22/02/2021 às 18h16min - Atualizada em 22/02/2021 às 18h16min

O tempo e a temperatura, nesta terça-feira (23)

Tempo e Temperatura.

Portal Brasil 61 - com informações do Somar Meteorologia.

O tempo e a temperatura, nesta terça-feira (23).

A previsão é de nuvens carregadas e pancadas fortes de chuva espalhadas pelos 4 estados da região Sudeste do país. Apenas no oeste paulista não haverá chuva e o dia será firme, ensolarado e quente. A sensação é de calor à tarde em todas as áreas. Atenção aos acumulados elevados por Minas Gerais, em boa parte do Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo, com riscos para mais alagamentos, inundações, enchentes e deslizamentos de terra. As temperaturas variam entre 15 e 33 graus. A umidade relativa do ar pode variar entre 45 e 100 por cento.

Há previsão de chuva em grande parte da região Sul do país. No sul gaúcho e nas demais áreas do estado próximas do Uruguai, há expectativa de pancadas fortes de chuva que, ao longo do dia, atingem todo o estado, além de Santa Catarina, e o sul e leste do Paraná. Atenção para acumulados mais expressivos na Serra gaúcha e catarinense, no litoral norte gaúcho, Região Metropolitana de Porto Alegre, e litoral sul catarinense, além da Fronteira Oeste, Campanha e central do Rio Grande do Sul, com riscos para danos. Tempo firme é esperado apenas do centro ao oeste do Paraná, devido a uma massa de ar mais seco. As temperaturas na região devem variar entre 12º C e 40º C. Já a umidade relativa do ar deve variar entre 35% e 100%.

Na região Nordeste do país, o tempo firme se concentrará do centro da Bahia até o sertão da Paraíba. Por outro lado, volta a chover nas demais áreas da região. No Maranhão e no Piauí, os temporais ocorrem ao longo do dia, com rajadas de vento e raios, além dos volumes mais elevados previstos nessas áreas, com potencial para alagamentos. Nas demais localidades, as chuvas se concentram mais durante a tarde e à noite, e as pancadas de chuva mais fortes ocorrem em pontos isolados do sul e oeste da Bahia e no Ceará. A temperatura no Nordeste pode variar entre 18 e 33 graus. Em toda a região, os índices de umidade relativa do ar variam entre 30% e 100%.

A área de chuva volumosa na região Norte do país se estende desde o Acre até o Tocantins e o Amapá, passando pelo Pará, o Amazonas e o norte de Rondônia. As chuvas da faixa norte do Amazonas e no Amapá são causadas pela presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Já nas demais localidades, essas chuvas acontecem pelo calor, a alta umidade e mais a circulação dos ventos em altitude. É preciso cuidado, pois esse excesso de volume de chuva deve causar mais inundações, deslizamentos de terra e transbordamento de rios. No Acre a situação segue delicada, pois as chuvas ocorrem ao longo do dia, e podem causar mais danos. A temperatura deve variar entre 18 e 24 graus, enquanto a umidade relativa do ar segue acima dos 70% em quase toda a região.

Previsão do tempo é de pancadas de chuvas em quase toda a região Centro-Oeste do país, principalmente no Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e norte do Mato Grosso do Sul. Inclusive em Goiás, noroeste e leste do Mato Grosso e no DF há risco para alagamentos e demais transtornos. Já na metade sul do Mato Grosso do Sul não deve chover. A temperatura mínima fica em torno dos 18 graus e a máxima pode chegar aos 36° C. Umidade relativa do ar pode variar entre 100% e 35%.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp