20/02/2021 às 18h42min - Atualizada em 20/02/2021 às 18h42min

O tempo e a temperatura, neste domingo (21)

Tempo e Temperatura.

Portal Brasil 61 - com informações do Somar Meteorologia.

O tempo e a temperatura, neste domingo (21).

Na região Sudeste do país a chuva constante e volumosa ainda ocorre por Minas Gerais, Espírito Santo e no Rio de Janeiro. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) atua entre a região norte de Minas Gerais e Espírito Santo, mantendo as condições para chuva forte e bastante volumosa nestas áreas. O sol pouco aparece ao longo do dia e há previsão de chuva a qualquer momento. Em São Paulo a chuva se concentra apenas no extremo leste do estado e no litoral paulista, e o tempo fica firme em grande parte do estado, inclusive na capital paulista. As temperaturas variam entre 15 e 30 graus. A umidade relativa do ar pode variar entre 50 e 100 por cento.

Deve voltar a chover de forma fraca e pontual em toda extensão litorânea da região Sul do país, além de áreas do sul gaúcho, devido aos ventos úmidos que sopram do mar contra a costa. Nas demais áreas da região Sul, uma massa de ar seco pode seguir atuando e, por isso, não há previsão de chuva. Durante a madrugada e manhã, as temperaturas devem ficar amenas, mas à tarde os termômetros seguem em elevação e ultrapassam os 30°C em diversos municípios da região Sul do País. As temperaturas na região devem variar entre 12º C e 36º C. Já a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 96%.

A região Nordeste do país contará com chuvas intensas desde o norte do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, onde há previsão para acumulados elevados. O tempo também fica instável e chuvoso entre o oeste e sul da Bahia, onde o sol pouco aparece ao longo do dia. Nas demais áreas nordestinas, haverá pancadas rápidas e isoladas de chuva. Somente entre o Pernambuco, Alagoas, Sergipe, norte da Bahia e recôncavo baiano o tempo firme predomina. A temperatura no Nordeste pode variar entre 15 e 33 graus. Em toda a região, os índices de umidade relativa do ar variam entre 30% e 100%.

A região Norte do país deve seguir com chuva forte principalmente no Amazonas, Rondônia, Acre e Pará, onde são esperados os maiores acumulados. O tempo instável ainda é reflexo de áreas de instabilidade em diferentes níveis da atmosfera. Entre a região norte do Pará e Amapá, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém o tempo instável novamente, e com risco para maior quantidade de chuva nas duas capitais. A temperatura pode variar entre 18 e 33 graus, enquanto a umidade relativa do ar segue acima dos 80% por quase toda a região.

Há previsão de chuva forte em boa parte da região Centro-Oeste do país. Destaque para o norte do Mato Grosso e centro-norte de Goiás. Demais regiões, são esperados temporais isolados, especialmente à tarde. Já no Mato Grosso do Sul, o tempo segue firme. A temperatura mínima fica em torno dos 18 graus, em quase todo o Centro-Oeste brasileiro, e a máxima é de 36° C. Umidade relativa do ar pode variar entre 100% e 30%.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp