13/02/2021 às 13h54min - Atualizada em 13/02/2021 às 13h54min

“Se não houver um clamor popular pelas vacinas, continuarão a morrer mais de mil pessoas por dia”, diz epidemiologista

Se a sociedade não se mobilizar e exigir vacinação do governo Bolsonaro, a pandemia da Covid-19 continuará a matar mais de mil pessoas ao dia sem prazo para diminuir, afirma o epidemiologista Fernando Barros.

O epidemiologista Fernando Barros, da Universidade Federal de Pelotas e da Universidade Católica de Pelotas, lançou uma advertência à sociedade brasileira: “Se não houver um clamor popular, uma grande pressão para a compra de vacinas, vão continuar morrendo mais de mil pessoas por dia". Ele traça um cenário de mais dificuldade à frente: "Com a questão das variantes do vírus, a situação pode se agravar e será ainda mais difícil abafar a infecção. Estou vendo muito pouco movimento para a gravidade da situação”.

O Brasil registrou 1.204 mortes pela Covid-19 e 49.396 casos da doença, nesta sexta-feira (12). Com isso, o país chega a 237.601 óbitos e a 9.765.694 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia.

Para Barros, em entrevista ao Portal UOL, “o único jeito de sairmos dessa situação dramática é comprar mais vacina. Precisamos de uma quantidade suficiente para deslanchar o programa de imunização”.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha, é possível até mesmo que a campanha brasileira tenha de ser interrompida em breve. “Na situação em que estamos, provavelmente vamos ficar um tempo sem vacinar ninguém, uns vinte dias, se não recebermos outras vacinas, até a Fiocruz e o Butantan começarem a produzir em larga escala”, afirmou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp