04/02/2021 às 18h02min - Atualizada em 04/02/2021 às 18h02min

Oficina ‘Se esta história fosse minha’ criado por escritora e educadora carioca incentiva estudantes da rede pública a ler e escrever novas narrativas

A atividade foi contemplada pelo Prêmio Arte&Escola da Secretaria Municipal de Cultura do Rio e será realizada por Janine Rodrigues, escritora e educadora. Os participantes recebem livros da autora e criam novos elementos para a história Nuang - Caminhos para a liberdade.

A escritora e educadora Janine Rodrigues, promove a oficina ‘Se esta história fosse minha’, no dia 28/02, trabalho que integra o Prêmio Arte & Escola, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio. A atividade prevê um bate-papo com estudantes da rede pública de ensino, com idades entre 7 e 12 anos, contação de histórias com conto popular e mediação de leitura da obra literária “Nuang - Caminhos para a Liberdade” de autoria de Janine Rodrigues, com ilustrações de Luciana Nabuco, editora Piraporiando.

Após a leitura da história, os estudantes são convidados a repensar o texto literário, criando novos diálogos, novos desenhos, criando outras narrativas para propor um novo final para a história e/ou uma continuidade para a mesma, colocando assim seus olhares, usando a criatividade, imaginação e análise crítica.

A obra “Nuang - Caminhos da Liberdade”, que foi chancelado pela Cultural Palmares em 2018, conta a história de uma menina negra muito habilidosa, forte e corajosa, amada por todos. Ela era do povo Uthando e no dia da comemoração do seu aniversário algo terrível acontece com o seu povo. Nuang se agarra a tudo que aprendeu com seu povo, com Nzambi e principalmente com sua avó para lutar pela liberdade de seu povo e também por sua própria liberdade.

Ela enfrenta seus medos e encara o desafio de achar o caminho de volta para casa. A história aborda temas da cultura afro-brasileira e africana, a autoconfiança, a coragem e trata do empoderamento de meninas negras. Janine escreveu a história dos 09 aos 14 anos, inspirada na sua relação com o pai, que foi o principal responsável por lhe mostrar as riquezas da cultura negra.

Podem participar da atividade, crianças entre 7 e 12 anos. Podem se inscrever estudantes de todo o país, preferencialmente de escolas públicas do Rio. As primeiras 50 crianças inscritas na oficina receberão o livro em formato físico, as demais 50 crianças receberão o livro na versão digital (ebook animado).

As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/QiTGY1ATdnLFFuki7

O Prêmio Arte& Escola realiza ações destinadas à atividades e projetos nos campos da cultura, da arte e da comunicação na cidade do Rio de Janeiro e teve sua primeira premiação no ano de 2000.

Serviço:

O que: Oficina Se esta história fosse minha - Prêmio Arte& Escola promovido pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio

Autoria: Janine Rodrigues

Quando: 28 de Fevereiro

Horário: 14h30 às 15h30

Local: Online

Inscrições Gratuitas


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
;
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp