01/02/2021 às 18h10min - Atualizada em 01/02/2021 às 18h10min

O tempo e a temperatura, nesta terça-feira (2)

Tempo e Temperatura.

Portal Brasil 61 - com informações do Somar Meteorologia.

O tempo e a temperatura, nesta terça-feira (2).

Na região Sudeste do país a presença de um Vórtice Ciclônico e um cavado a mais ou menos 5 km de altura organizam a chuva com trovoadas e eventual granizo no estado de São Paulo, no oeste e sul de Minas Gerais e inclusive em parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Mesmo com tempo instável, o calor ainda predomina em todas as áreas. O tempo segue firme e seco em parte do Rio de Janeiro, sul capixaba e restante de Minas Gerais, com queda na umidade relativa do ar. As temperaturas variam entre 15 e 30 graus. A umidade relativa do ar pode variar entre 40 e 100 por cento.

As condições de tempo pouco se alteram na região Sul do país, onde há ainda previsão de muita chuva em todas as áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Pode haver trovoadas e não se descarta eventual queda de granizo. As temperaturas na região devem variar entre 15º C e 36º C. Já a umidade relativa do ar deve variar entre 58% e 100%.

A previsão para a região Nordeste do país é de tempo seco em grande parte do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco, com predominância de sol e calor. A exceção será nas praias, onde pode haver eventual chuva fraca no fim do dia. O tempo seco também estará presente em cidades da Bahia que fazem divisa com Minas Gerais. Por outro lado, há previsão de chuva forte com trovoadas entre o oeste da Bahia, Maranhão e Piauí, inclusive nas capitais São Luís e Teresina. A temperatura no Nordeste pode variar entre 15 e 33 graus. Em toda a região, os índices de umidade relativa do ar variam entre 30% e 100%.

A região Norte do país deve manter o clima chuvoso em grande parte dos estados, apesar de ser esperado muito calor e tempo abafado. O tempo começa a ficar mais firme em Roraima, com predomínio de sol e calor. Por outro lado, áreas de instabilidade tropicais e a ação da Zona de Convergência Intertropical, mais um Vórtice Ciclônico no Nordeste, continuam favorecendo pancadas de chuva com trovoadas nas demais áreas da Região Norte. Destaque para os maiores acumulados no norte de Rondônia, sudoeste e leste do Pará, Amapá, norte do Tocantins e centro e sul do Amazonas. A temperatura pode variar entre 18 e 36 graus, enquanto a umidade relativa do ar cai para 60% em quase toda a região.

Previsão do tempo para a região Centro-Oeste do país é de pancadas de chuvas após tarde quente. Maiores volumes são esperados no norte do Mato Grosso. Entre o sul do Mato Grosso e leste de Goiás, a chuva será mais localizada e passageira. E os temporais se espalham entre sul e oeste do Mato Grosso do Sul. Será um dia bem quente. Os termômetros podem variar entre 18 e 36 graus. Umidade relativa do ar deve variar entre 100 e 35%.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp