29/01/2021 às 14h04min - Atualizada em 29/01/2021 às 14h04min

A ascensão do Esporte Eletrônico no cenário esportivo de Campo Limpo Paulista - SP

A ideia inicial é elaborar um campeonato online de jogos eletrônicos no município, com a participação do público masculino e feminino, sendo os playoffs realizados presencialmente entre as equipes finalistas em um evento, que deverá se tornar referência no município.

Por conta da pandemia do novo Coronavírus, as competições presenciais seguem canceladas. No entanto, quando o jogador ganha a pronúncia inglesa “gamer”, o contexto muda. Assim como os esportes convencionais, os Esportes Eletrônicos veem ganhando espaço no cenário esportivo e promovendo seguidores das mais diferentes faixas etárias.

E foi sobre esse tema que os gestores de Esportes e Planejamento do município, Cléber Ulisses de Oliveira e Vitor Hashimoto, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Diego Ito conversaram em uma reunião com personalidades de referência no segmento: o empresário Felipe Funari, CEO da empresa W7M Gaming, reconhecida nacionalmente nos e-Sports; João MMMV, Youtuber e digital influencer; Alison Rafael, Videomaker e Hairon “Laga”, jogador profissional e streamer de Free Fire.

A ideia inicial é elaborar um campeonato online de jogos eletrônicos no município, com a participação do público masculino e feminino, sendo os playoffs realizados presencialmente entre as equipes finalistas em um evento, que deverá se tornar referência no município.

Segundo Cléber Ulisses, esse foi o primeiro encontro de muitos para a definição do projeto. “Vamos trabalhar e debater essa proposta para o campeonato de esportes eletrônicos se tornar uma realidade em Campo Limpo Paulista”.

Diego Ito também ressaltou a importância da inclusão e do incentivo a este tipo de esporte no município: “É inovador a inclusão dos jogos eletrônicos na cidade. A finalidade é apresentar para as crianças e adolescentes um espaço neste esporte, evitando o desvio ao mundo das drogas e da criminalidade”.

Curiosidade:

No ano passado, o setor de jogos eletrônicos faturou em todo mundo o valor de US$ 120 bilhões, um aumento de 3% comparado ao ano anterior. O ramo emprega milhares de pessoas entre as quais estão atletas desses jogos.


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