18/01/2021 às 18h16min - Atualizada em 18/01/2021 às 18h16min

O tempo e a temperatura, nesta terça-feira (19)

Tempo e Temperatura.

Portal Brasil 61 - com informações do Somar Meteorologia.

O tempo e a temperatura, nesta terça-feira (19).

Na região Sudeste do país a frente fria que ainda está no mar na altura de São Paulo, junto a área de baixa pressão atmosférica na costa, continua a provocar temporais no estado. A chuva também segue no oeste e centro do Rio de Janeiro, incluindo a capital, e no sul e triângulo mineiro. Nas demais áreas, os temporais são mais à tarde, com raios e rajadas de vento, de mais de 60km/h, com risco de queda de granizo. O tempo firme ocorre na maior parte de Minas Gerais, do centro ao norte do estado, incluindo Belo Horizonte, e no centro e norte fluminense e em todo o Espírito Santo. As temperaturas ficam mais baixas do sul ao leste paulista e ao sul mineiro. As temperaturas variam entre 15 e 27 graus. A umidade relativa do ar pode variar entre 54 e 100 por cento.

Na região Sul do país, parte do Rio Grande do Sul segue com tempo firme e apenas variação de nuvens, devido à presença de uma massa de ar mais seco e que também promove uma maior amplitude térmica, com frio pela manhã e temperaturas elevadas à tarde. Em cidades localizadas no norte, Serra e litoral norte do Rio Grande, no entanto, ainda tem condição para mais nebulosidade e chuva isolada. Em Santa Catarina e no Paraná, segundo os meteorologistas, o tempo instável se mantém, especialmente por causa do corredor de umidade da Amazônia e de uma área de baixa pressão atmosférica no Paraguai. As temperaturas na região devem variar entre 12º C e 33º C. Já a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 100%.

A previsão do tempo indica a presença de chuva em áreas do leste e do norte da região Nordeste do país. Haverá pancadas de chuva e trovoadas entre o norte do Piauí e leste do Maranhão, inclusive na região de Teresina. Já a chuva mais volumosa ficará restrita às praias entre Pernambuco e Paraíba, além do sul da Bahia. No entanto, o tempo fica firme no interior baiano, sul do Piauí e oeste de Pernambuco. A temperatura no Nordeste pode variar entre 15 e 33 graus. Em toda a região, os índices de umidade relativa do ar variam entre 30% e 100%.

A presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém a chuva mais volumosa em parte da região Norte do Brasil, principalmente no leste do Amapá. Há previsão de volumes mais expressivos de chuva também no sudoeste do Pará, centro e sul do Amazonas, norte de Rondônia e norte do Acre, por causa de áreas de instabilidade mais tropicais. Nestas áreas, a chuva vem em forma de pancadas em meio a uma tarde abafada. A exceção é o sudeste do Tocantins, que já tem tempo mais firme por causa da presença de uma massa de ar mais seco que vem da região Nordeste. A temperatura pode variar entre 18 e 36 graus. A umidade relativa do ar aumenta para acima dos 70% por quase toda a região.

O tempo começa a abrir no leste de Goiás e no Distrito Federal, devido à ação de uma massa de ar seco. Outras áreas da região Centro-Oeste do país ainda têm formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva ao longo do dia, principalmente no leste do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, norte e centro do Mato Grosso. A temperatura mínima, na Região Centro-Oeste, pode chegar aos 15 graus, com máxima de 30. Umidade relativa do ar pode variar entre 100 e 45%.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp