15/01/2021 às 18h48min - Atualizada em 15/01/2021 às 18h48min

O tempo e a temperatura, neste sábado (16)

Tempo e Temperatura.

Portal Brasil 61 - com informações do Somar Meteorologia.

O tempo e a temperatura, neste sábado (16).

A formação de uma área de baixa pressão atmosférica na costa da região Sudeste do país e cavados em vários níveis, continuam mantendo os temporais em grande parte do estado de São Paulo e Minas Gerais. Com os acumulados de chuva há os riscos de vendavais, raios e queda de granizo, além de riscos para mais inundações e deslizamentos de terra entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. As temperaturas variam entre 15 e 27 graus. A umidade relativa do ar pode variar entre 66 e 100 por cento.

Uma nova frente fria deve se aproximar da região Sul do país. Quando combinada ao transporte de ar quente e úmido proveniente da região Amazônica e áreas de instabilidade em diferentes níveis da atmosfera, a frente fria pode favorecer a formação de nuvens carregadas e fortes temporais pelos três estados da região. As temperaturas na região devem variar entre 15º C e 36º C. Já a umidade relativa do ar deve variar entre 40% e 100%.

Na região Nordeste do país há previsão de chuva com trovoadas entre o sul do Maranhão e Piauí e na região oeste da Bahia. Nas demais áreas dos três estados a chuva é mais rápida e isolada. No interior do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e extremo norte da Bahia, o tempo firme predomina. A temperatura no Nordeste pode variar entre 18 e 33 graus. Em toda a região, os índices de umidade relativa do ar variam entre 30% e 100%.

A combinação entre calor e umidade segue como o principal responsável pela formação de nuvens carregadas e temporais isolados na região Norte do país, onde há previsão de chuva especialmente durante a tarde. No Amapá os volumes seguem expressivos, devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical. A temperatura deve variar entre 18 e 33 graus, enquanto a umidade relativa do ar fica acima dos 66% por quase toda a região.

Condições meteorológicas mantém risco de chuva forte em boa parte da região Centro-Oeste do país. Isso porque uma baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai, combinada a áreas de instabilidade, podem levar temporais para a região. Destaque para Brasília, centro-sul de Goiás, sul do Mato Grosso e todo o Mato Grosso do Sul, onde a chuva pode ocorrer com maior intensidade. A temperatura mínima deve ficar em torno dos 18 graus e máxima de 33. Umidade relativa do ar deve variar entre 100 e 50%.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp