10/01/2021 às 11h33min - Atualizada em 10/01/2021 às 11h33min

Pressão de Trump por votos incluiu outra ligação para a Geórgia, diz jornal

A Casa Branca foi procurada pelos jornais para comentar a ligação feita por Trump ao fiscal, mas não respondeu.

Em dezembro, duas semanas antes da ligação na qual pressionou o secretário de estado da Geórgia para encontrar votos a seu favor na eleição presidencial, Donald Trump já havia feito outro contato com uma autoridade eleitoral do estado. A informação foi publicada pelo jornal Washington Post e confirmada pelo New York Times.

De acordo com as reportagens, Trump teve uma longa conversa telefônica com um fiscal do alto escalão eleitoral da Geórgia no dia 23 de dezembro e o pressionou para “encontrar a fraude”. O atual presidente dos Estados Unidos perdeu o pleito para o democrata Joe Biden.

Na ligação, Trump teria dito ao fiscal que ele seria um “herói nacional” se encontrasse alguma evidência de fraude na vitória do opositor.

O fiscal em questão, que não foi identificado pelos jornais para evitar ameaças, estava investigando alegações de fraude no subúrbio de Atlanta, capital do estado; a auditoria recalculava cerca de 15 mil votos na região, mas não foram constatadas irregularidades.

A ligação do presidente pode até ser encarada como uma tentativa de obstrução à investigação. “Havia uma investigação em andamento. Eu não acho que uma autoridade eleita deveria estar envolvida no processo”, disse o secretário de estado Brad Raffensperger, que é republicano como Trump, ao Washington Post. Raffensperger foi quem recebeu a segunda ligação, no dia 2 de janeiro deste ano.

No entanto, especialistas legais ouvidos pelo jornal pontuaram que seria difícil provar na Justiça a tentativa feita por Trump. O republicano alega que as eleições teriam sido fraudadas pela oposição, mas não apresenta provas para a acusação.

A Casa Branca foi procurada pelos jornais para comentar a ligação feita por Trump ao fiscal, mas não respondeu.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp