10/01/2021 às 11h16min - Atualizada em 10/01/2021 às 11h16min

Vestibular Fuvest 2021: 1ª fase é realizada neste domingo com medidas de prevenção contra a Covid-19; exame começa às 13h

Prova deste domingo (10) tem 90 questões de múltipla escolha. Ao todo, cerca de 130 mil estudantes de todo o país estão inscritos para o exame, que acontecerá em 148 locais neste ano, contra 88 em 2020.

A prova da primeira fase do vestibular Fuvest 2021 para ingresso na Universidade de São Paulo (USP) é realizada neste domingo (10), com um mês de atraso por conta da pandemia do coronavírus. Cerca de 130 mil candidatos inscritos participarão de esquema especial com cuidados para a prevenção da Covid-19. Por causa da pandemia, o exame será aplicado em 148 locais neste ano, contra 88 em 2020.

Os portões de prova serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, quando terá início o exame. Neste domingo, os estudantes terão que responder 90 questões de conhecimentos gerais e múltipla escolha, no prazo de cinco horas.

A pandemia do coronavírus trouxe mudanças aos vestibular, começando pelo próprio calendário. A Fuvest considerou que deveria dar mais oportunidade para que os candidatos se preparassem para o exame após um ano letivo fora das salas de aula, e a prova, que estava prevista para novembro, foi adiada para este início de 2021.

O conteúdo da prova também foi alterado, e o foco estará nos aprendizados do primeiro e do segundo ano do ensino médio, o que não significa que a prova será mais fácil ou que não vão cair assuntos que seriam abordados no terceiro ano.

A dinâmica da prova também vai sofrer alterações: os candidatos não poderão comer dentro da sala de aplicação de prova. Se quiser comer, deverá pedir permissão ao fiscal e se alimentar em um local demarcado pela coordenação da escola. No entanto, o tempo que o candidato gastar com sua alimentação não será reposto no tempo total da prova.

O uso de máscara é também será obrigatório. O único momento em que ela poderá ser retirada é para beber água e durante o reconhecimento facial. Durante a prova, um fiscal irá passar na sala com um tablet para fazer o reconhecimento.

Além disso, para conseguir atender ao distanciamento necessário entre as carteiras, neste ano a Fuvest terá 148 locais de prova, contra 88 em 2020. O máximo de ocupação é de 40% em cada sala.

Veja as recomendações da Fuvest

Ao chegar no local de prova:

  • Dirija-se imediatamente à sala de aula;
  • Evite ficar no corredor;
  • Utilize a máscara durante todo o tempo de permanência na escola.

Ao chegar na sala de aplicação de prova:

  • Identifique-se: mostre seu documento oficial com foto para o fiscal da sala. Não é necessário entregar o documento na mão do fiscal. Evite contato físico. Comunique-se apenas de forma essencial;
  • Sente-se: identifique a sua carteira - há um cartão personalizado de papel com o seu nome colado nela, e sente-se. Evite trânsito desnecessário pela sala de prova;
  • Higienize-se: Você encontrará um sachê com um tecido embebido em álcool sobre a sua mesa. Abra o sachê, pegue o pano e higienize a sua mesa. Descarte esse tecido no lixo.

Durante a prova:

  • Utilize a máscara durante todo o tempo de permanência na escola;
  • A Fuvest irá fornecer um envelope para cada candidato colocar sua máscara usada caso queira trocá-la enquanto o exame esteja em curso;
  • O candidato poderá fazer uso livremente do álcool em gel disponível na sala, devendo solicitar ao fiscal que leve o frasco até ele. O estudante também pode levar seu próprio álcool em gel;
  • Os candidatos não poderão comer dentro da sala de aplicação de prova. Se quiser comer, deverá pedir permissão ao fiscal e se alimentar em um local demarcado pela coordenação da escola. No entanto, o tempo que o candidato gastar com sua alimentação não será reposto no tempo total da prova;
  • Os candidatos poderão sair em definitivo das salas de prova somente após as 16 horas.

Estudante não deve ir ao local de prova em caso de:

  • Caso suspeito de Covid-19
  • Diagnóstico confirmado de Covid-19 a partir de 1 de janeiro;
  • Contato com caso confirmado de Covid-19 após 1 de janeiro.

O que levar

  • Documento de identidade original
  • Caneta transparente de tinta azul
  • Lápis ou lapiseira, apontador e borracha para rascunho
  • Régua transparente
  • Alimentos e água. Por conta das normas de biossegurança, os bebedouros podem estar interditados e a ingestão de alimentos sólidos será realizada fora da sala.
  • Máscaras. A Fuvest recomenda que o candidato leve uma reserva.

ATENÇÃO: É proibido utilizar boné, relógio e aparelhos eletrônicos. O celular deverá ser desligado e colocado no envelope que será fornecido antes da prova.

Outras mudanças

Neste ano, serão oferecidas 11.147 vagas para ingresso na USP. Pelo menos 8.242 dessas vagas serão destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest. As outras 2.905 vagas serão destinadas pela USP para a seleção de estudantes pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu/Enem).

Outra novidade é que pela primeira vez, a USP vai reservar 50% das vagas para candidatos de escolas públicas como medida em prol da inclusão social, pois o plano da universidade é tornar o Sisu uma das principais modalidades de ingresso. Em 2019, 45% das vagas foram destinadas às cotas.

Outra regra oficializada está relacionada às provas de habilidades específicas. As de artes visuais foram eliminadas, e as provas de música e artes cênicas serão on-line.

Calendário

Prova da 1ª Fase: 10 de janeiro de 2021

Divulgação da lista de convocados para 2ª Fase: 1º de fevereiro de 2021

Provas da 2ª Fase: 21 e 22 de fevereiro de 2021

Divulgação da 1ª lista de aprovados: 19 de março de 2021.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp