07/01/2021 às 18h34min - Atualizada em 07/01/2021 às 18h34min

O tempo e a temperatura, nesta sexta-feira (8)

Tempo e Temperatura.

Portal Brasil 61 - com informações do Somar Meteorologia.

O tempo e a temperatura, nesta sexta-feira (8).

O dia será de chuva em toda a região Sudeste, com temporais, raios e rajadas de vento durante os períodos da tarde e da noite, além de potencial para queda de granizo. A intensidade mais forte ocorre do leste do estado de São Paulo ao norte do Rio de Janeiro, passando pelo sul e zona da Mata Mineira e nas capitais do Rio e de SP. Já a chuva passageira, rápida e isolada está prevista no Espírito Santo e no extremo norte de Minas Gerais. As temperaturas variam entre 15 e 33 graus. A umidade relativa do ar pode variar entre 45 e 100 por cento.

Na região Sul o tempo firme deve predominar em grande parte do Rio Grande do Sul devido ao avanço de uma massa de ar mais seco. Os temporais, no entanto, podem aumentar entre o sul e oeste do Paraná e leste do estado. Também deve chover no leste de Santa Catarina, passando pelo Vale do Itajaí, Florianópolis e Curitiba. As temperaturas na região devem variar entre 15º C e 40º C. Já a umidade relativa do ar deve variar entre 12% e 100%.

A previsão é de expansão de pancadas de chuva na região Nordeste do país. A condição climática vai desde o leste e sul baiano até o Rio Grande do Norte, passando por grande parte do Maranhão, Piauí, Ceará e Pernambuco. A intensidade maior, com rajadas de vento, raios e eventuais quedas de granizo estão previstos em pontos isolados do Maranhão, Piauí e das áreas da Bahia que fazem divisa com Minas Gerais. Por outro lado, o tempo fica firme do centro ao oeste da Bahia e no sul do Maranhão e Piauí, com calor e baixa umidade do ar no meio da tarde. A temperatura no Nordeste pode variar entre 15 e 36 graus. Em toda a região, os índices de umidade relativa do ar variam entre 30% e 100%.

A região Norte do país deve ter tempo firme na maior parte de Tocantins e no sudeste do Pará, com destaque para as altas temperaturas e a baixa umidade do ar no meio da tarde. Enquanto isso, nas demais áreas da região, chove ao longo do dia na forma de temporais, devido ao calor e da alta umidade. Além disso, no Amapá e no norte do Pará ainda tem a atuação da Zona de Convergência Intertropical, que ajuda na formação de nuvens carregadas nessas áreas. Os maiores acumulados de chuva podem ocorrer entre o centro e norte do Amazonas, no Pará, Roraima e Amapá, mas não se descarta a possibilidade de chuva intensa nas demais localidades. A temperatura pode variar entre 18 e 33 graus e a umidade relativa do ar segue acima dos 60% em quase toda a região.

Há previsão de retorno das chuvas mais fortes, durante o dia, na região Centro-Oeste do país. Os temporais devem ocorrer principalmente no Mato Grosso do Sul, devido à influência do calor e da alta umidade que vem da Amazônia. Já em Goiás e Mato Grosso, a chuva ocorre de forma isolada, à tarde e à noite. Mesmo com tempo instável, faz bastante calor, principalmente entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. A temperatura mínima deve ficar em 18 graus, com máxima de 36. Umidade relativa do ar varia entre 95 e 30%.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp