26/12/2020 às 19h53min - Atualizada em 26/12/2020 às 19h53min

Mulher de 101 anos é 1ª vacinada na Alemanha; União Europeia começa campanha contra Covid-19 no domingo

Imunização em massa na Alemanha e nos demais países da União Europeia começa oficialmente no domingo (27). Hungria e Eslováquia também já anteciparam em um dia a data de início da campanha.

Uma mulher de 101 anos foi a primeira alemã a receber a vacina contra o coronavírus, neste sábado (26), de acordo com a agência de notícias Reuters.

Ela recebeu a vacina da Pfizer/BioNTech um dia antes da campanha nacional de imunização na Alemanha e da campanha em massa prevista pela União Europeia em 27 países.

A mulher, Edith Kwoizalla, vive em uma clínica de cuidados para idosos na cidade de Halberstadt, localizada no leste do país. De acordo com a imprensa local, além dela, mais 40 residentes e 11 funcionários foram vacinados.

Ainda neste sábado, os 16 estados alemães receberam cerca de 10 mil doses da vacina. A organização do programa de imunização será regionalizado e tem como prioridade atender a asilos e clínicas para idosos. O país já tem mais de 400 centros de vacinação para atender seus cerca de 83 milhões de habitantes.

O governo federal planeja distribuir mais de 1,3 milhão de doses para as autoridades de saúde locais até o fim de 2020 e mais 700 mil doses por semana durante o mês de janeiro.

“Nós decidimos que iremos começar oferecendo vacina aos mais frágeis”, disse o ministro da saúde alemão, Jens Spahn. “Quando chegar o momento, cada um de nós será vacinado”, concluiu.

As vacinas serão gratuitas e disponíveis a toda população em meados de 2021, assim que os grupos prioritários forem completamente atendidos. A imunização não será obrigatória.

O total de casos da Covid-19 na Alemanha passou de 1,6 milhão e o número de mortes já superou os 29 mil óbitos.

Europa se prepara para vacinação em massa

Neste sábado, Hungria e Eslováquia anteciparam em um dia a data de início para a vacinação em massa prevista pela União Europeia.

A Hungria começou a aplicação da vacina desenvolvida pela Pfizer/BioNTech nos profissionais de saúde que trabalham na linha de frente do atendimento à Covid-19. Foram cerca de 5 mil doses administradas. O país registra 315 mil casos da doença, quase 9 mil mortes e mais de 6 mil pessoas internadas em hospitais.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp