18/12/2020 às 18h17min - Atualizada em 18/12/2020 às 18h17min

O tempo e a temperatura, neste sábado (19)

Tempo e Temperatura.

Portal Brasil 61 - com informações do Somar Meteorologia.

O tempo e a temperatura, neste sábado (19).

A combinação entre calor e umidade forma nuvens carregadas e provoca pancadas de chuva na região Sudeste do país. Os maiores volumes ocorrem entre o Vale do Paraíba em São Paulo, região de Campinas, Grande São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais, incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte. As temperaturas variam entre 15 e 36 graus. A umidade relativa do ar pode variar entre 35 e 100 por cento.

Na região Sul, um intenso ciclone extratropical deve se formar entre o Rio Grande do Sul e Uruguai, o que pode dar origem a uma nova frente fria capaz de provocar chuva forte e intensa ventania sobre o território gaúcho. Em todo o estado, atenção para o risco de temporais, eventual queda de granizo e rajadas de vento variando de moderada à forte intensidade, especialmente em áreas de fronteira com o Uruguai, onde as rajadas podem superar os 80km/h. As temperaturas na região devem variar entre 15º C e 36º C. Já a umidade relativa do ar deve variar entre 40% e 100%.

Na região Nordeste do país, o final de semana será marcado pelo retorno da chuva para todo o estado da Bahia, onde há risco para temporais isolados, assim como entre o Maranhão e o Piauí. Nas demais áreas, a chuva perde força, mas ainda ocorre de forma isolada e passageira. A temperatura no Nordeste pode variar entre 15 e 33 graus. Em toda a região, os índices de umidade relativa do ar variam entre 30% e 100%.

A combinação entre calor e umidade mantém a condição para chuva em toda região Norte do Brasil. Mesmo que de forma isolada, há temporais acompanhados por trovoadas e ventos moderados, inclusive no estado do Tocantins, onde a chuva volta a acontecer de forma mais expressiva. A temperatura em toda a região deve variar entre 18ºC e 36ºC.

A região Centro-Oeste do país apresenta tempo firme predominando em praticamente todos os estados, mas podendo ocorrer pancadas de chuva isoladas em algumas localidades entre o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, podendo avançar também para o estado de Goiás. Apesar disso, ao longo do dia não se descarta o risco para temporais nos três estados e na Capital Federal. A temperatura pode variar entre 21 e 33 graus por toda região, enquanto a umidade relativa do ar segue abaixo dos 45%.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp