29/10/2019 às 01h26min - Atualizada em 29/10/2019 às 01h26min

Primeira votação para destituir Trump será na quinta-feira

A oposição tenta determinar se o Presidente republicano abusou do seu poder por razões pessoais quando pediu à Ucrânia que investigasse o seu rival democrata na corrida à Casa Branca Joe Biden.

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos votará pela primeira vez na quinta-feira (31) em plenário uma resolução para formalizar a investigação com vista a destituição do Presidente Donald Trump e permitir audiências públicas, anunciou hoje a presidente da Câmara dos deputados, a democrata Nancy Pelosi.

“Apresentaremos esta semana na Câmara uma resolução que reafirma a investigação em curso”, escreveu Pelosi numa carta enviada ao seu grupo parlamentar.

O texto “estabelece o procedimento para audiências abertas aos cidadãos americanos” e “declara os direitos garantidos ao Presidente e sua defesa”, acrescenta a mesma fonte.

Os republicanos exigem há semanas uma votação formal para marcar o início da investigação anunciada no final de setembro e conduzida à porta fechada por comissões da Câmara, de maioria democrata.

A oposição tenta determinar se o Presidente republicano abusou do seu poder por razões pessoais quando pediu à Ucrânia que investigasse o seu rival democrata na corrida à Casa Branca Joe Biden.

A votação será realizada em sessão plenária e, se a sua acusação for aprovada, o Senado, com maioria republicana, terá de organizar o “julgamento” de Donald Trump.

A resolução, que será submetida a votação em comissão na quarta-feira (30) e provavelmente será aprovada na câmara baixa, “autoriza a publicação de transcrições de audiências” e “apresenta os procedimentos necessários para transmitir evidências à comissão judicial”, segundo Pelosi.

“Estamos tomando esta iniciativa para eliminar qualquer dúvida para que o governo de Trump possa se recusar a transmitir documentos, impedir audiências de testemunhas, ignorar injunções devidamente autorizadas ou continuar a obstruir a Câmara dos Deputados”, afirmou a democrata.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp