11/12/2020 às 18h17min - Atualizada em 11/12/2020 às 18h17min

O tempo e a temperatura, neste sábado (12)

Tempo e Temperatura.

Portal Brasil 61 - com informações do Somar Meteorologia.

O tempo e a temperatura, neste sábado (12).

Previsão de tempo com chuva na maior parte da região Sudeste do país. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) começa a se desconfigurar e, por isso, a chuva perde intensidade entre Minas Gerais e o Espírito Santo. No entanto, chove nos dois estados, com trovoadas e ventos moderados. Entre São Paulo e o Rio de Janeiro chove em forma de temporais isolados, mas com

baixos volumes. As temperaturas variam entre 15 e 33 graus. A umidade relativa do ar pode variar entre 40 e 100 por cento.

O dia deve ser marcado por tempo instável nos três estados da região Sul país, devido ao avanço de uma frente fria que provoca chuva e temporais na região. Não há expectativa para grandes acumulados de chuva, mas ela deve ocorrer acompanhada de temporais, com rajadas de vento de moderada a forte intensidade, eventual queda de granizo e descargas elétricas. Os temporais podem ocorrer principalmente entre o norte gaúcho e oeste dos demais estados. A temperatura na região deve variar entre 15º C e 40º C. Já a umidade relativa do ar deve variar entre 35% e 100%.

A previsão do tempo para a região Nordeste do país é de tempo firme em praticamente todas as áreas da região. Deve haver pancadas fracas e isoladas de chuva no oeste e sul da Bahia e no Maranhão, sem expectativa para grandes volumes. Nas demais áreas, inclusive no litoral, o tempo seco predomina. A temperatura no Nordeste pode variar entre 15 e 36 graus. Em toda a região, os índices de umidade relativa do ar variam entre 20% e 100%.

A combinação entre calor e umidade mantém o tempo instável em toda a região Norte do Brasil, onde há previsão para pancadas isoladas de chuva no período da tarde. Apesar de pouco volumosa, a chuva vem na forma de temporais, acompanhada por raios e ventos moderados. Destaque para chuva mais expressiva novamente entre Acre e Rondônia. A temperatura em toda a região deve variar entre 15ºC e 33ºC.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul, que estava atuando na região Centro-Oeste do país, vai de desfazendo ao longo do fim de semana, mas o tempo instável ainda persiste em boa parte da região, principalmente neste sábado, devido à combinação entre calor, umidade e áreas de instabilidade no alto da atmosfera. Por isso, há previsão de chuva e temporais, com destaque para o centro-sul de Mato Grosso e oeste de Goiás, onde os volumes podem ser mais expressivos. No Mato Grosso do Sul a chuva é mais rápida e isolada, sem grandes acumulados. A temperatura pode variar entre 18 e 24 graus por todos os estados e a umidade relativa do ar sobe para ficar acima dos 60% em quase toda a região.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp