10/12/2020 às 12h56min - Atualizada em 10/12/2020 às 12h56min

Jundiaí é a 1ª da América Latina a ter pagamento por aproximação em 100% dos ônibus

Cartões de todas as bandeiras com tecnologia por aproximação (símbolo com quatro ondas) poderão ser utilizados diretamente nos ônibus para o pagamento da tarifa.

Assessoria de Imprensa de Jundiaí

De modo pioneiro na América Latina, Jundiaí - SP oferece aos usuários do transporte público do município uma nova facilidade: a partir desta semana, cartões de todas as bandeiras com tecnologia por aproximação (símbolo com quatro ondas) poderão ser utilizados diretamente nos ônibus para o pagamento da tarifa. Quem ainda não tem o cartão com esta tecnologia deve pedi-lo junto a seu banco.

A inovação, trazida a Jundiaí em 2017, é resultado de parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, a MasterCard, a concessionária Transportes Urbanos de Jundiaí (Transurb) e a Prodata Mobility. Superadas todas as fases de testes, os 300 ônibus foram equipados com validadores específicos, para aceitar o mesmo cartão de crédito, débito e pré-pago usado para outros tipos de compras, além smartphones, smartwatches ou pulseiras de pagamento.

De acordo com a Prefeitura, a alternativa amplia as opções de pagamento no transporte público da cidade. “O investimento em tecnologia é feito para proporcionar facilidades para os usuários do transporte coletivo”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.

“Temos como desafio, agora, reduzir o tempo de deslocamento nos trajetos percorridos. Para isso, toda a frota conta com monitoramento via GPS, que auxilia nas avaliações para a alteração de linhas e horários. Também faremos a implantação de um sistema inteligente para priorizar o transporte coletivo”, destaca.

O uso da tecnologia para melhorar o transporte coletivo é uma das marcas do “Mobilidade Total”, programa da Prefeitura de Jundiaí que passou a usar o APP Jundiaí como uma de suas ferramentas e permite acompanhar, em tempo real, o percurso dos ônibus de todas as 87 linhas do sistema municipal, além de receber notificações sobre imprevistos no trânsito.

Além do acompanhamento em tempo real, o jundiaiense tem na palma da mão uma grande variedade de informações disponibilizadas pelo aplicativo. Ele é encontrado, gratuitamente, nas lojas virtuais para smartphones desde 2017. Para utilizá-lo, basta fazer o download (nos sistemas Android e IOS) e preencher um rápido cadastro.

A possibilidade de acompanhamento, em tempo real, do percurso dos veículos de todas as linhas do sistema público de transporte de Jundiaí é possível com o uso do aplicativo CittaMobi, que utiliza dados dos aparelhos de GPS instalados nos ônibus para calcular quanto tempo o veículo passará por um ponto indicado pelo usuário.

Outra boa opção disponível é “Moovit”, que permite aos usuários verificar todos os itinerários e, desta forma, identificar quais linhas poderá usar para percorrer determinado percurso.

Videoconferência

Uma videoconferência, nesta terça-feira (8), reuniu, além do prefeito Luiz Fernando, os gestores da Prefeitura Silvestre Ribeiro (Mobilidade e Transporte) e José Antônio Parimoschi (Governo e Finanças), e Fernanda Caraballo, diretora de novos negócios da Mastercard Brasil, além de Fábio Miguel, Antônio Russo Filho e Antônio Russo Neto, da Transurb.

“Este é um projeto que vem sendo desenvolvido há quatro anos. Os equipamentos instalados nos ônibus da cidade trazem o que há de mais avançado neste tipo de tecnologia, compatível com todos os tipos de cartões”, disse Fábio Miguel.

O encontro detalhou a modernização do modelo de pagamento do transporte de Jundiaí, a mesma utilizada em outras cidades mundo afora, como Nova York, Londres, Sydney e Miami. A tecnologia de pagamento por aproximação é cerca de 10 vezes mais rápida que o pagamento em dinheiro, vantagem para a rotina de usuários frequentes em suas rotas habituais, como também de usuários esporádicos e turistas que acessam a cidade, por exemplo, pela rodoviária. Estes poderão usar o transporte público da cidade sem se preocupar em ter que trocar dinheiro ou em comprar passagens antecipadamente.

Além disso, a cada pagamento realizado por aproximação com cartões Mastercard, a empresa doará dois centavos para amparar os afetados pela pandemia. O valor arrecadado será direcionado para a campanha “Natal Sem Fome”, mobilização da ONG Ação Cidadania, e para a Central Única das Favelas (CUFA). A campanha faz parte do movimento “Faça Parte: comece o que não tem preço”, com o qual a companhia se comprometeu a arrecadar o equivalente a 5 milhões de refeições para serem doados a organizações não-governamentais até o final do ano.

Coronavírus

Reduzir a circulação de dinheiro nas linhas de ônibus, que no caso de Jundiaí já contam com quatro câmeras de segurança instaladas em cada veículo, está entre as vantagens da nova tecnologia. Indo além, em tempos de pandemia, uma das formas de prevenção é evitar contato com superfícies que possam estar contaminadas. Com isso, o pagamento por aproximação torna-se uma opção mais segura, por evitar que algum objeto troque de mãos.

Segundo pesquisa da MasterCard, realizada com 17 mil pessoas em 19 países, 69% dos brasileiros entrevistados revelaram que a COVID-19 os incentivou a realizar pagamento por aproximação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp