09/12/2020 às 18h45min - Atualizada em 09/12/2020 às 18h45min

Lançamento do livro Psicodrama na Cena da Psicopedagogia

Na área tão pouco estudada, Sirley Machado inova trazendo um livro que será utilizado em cursos de psicopedagogia.

Todos nós vivemos momentos incríveis de conquistas: a casa nova dos sonhos, o casamento ou o divórcio, o nascimento dos filhos, uma promoção desejada, a inauguração da nossa empresa, a viagem dos sonhos, a conquista de um prêmio, a aprovação no vestibular, no mestrado ou doutorado e por aí vai...

Um dia eu ouvi: “O ser humano só estará completo quando plantar uma árvore, gerar um filho e escrever um livro”. Pois é, eu, nos meus 49 anos, já passei por todas essas experiências e me sinto muito realizada em todas elas, mas, não completa.

Nessa fase, não posso mais gerar filhos; mas, posso e devo continuar plantando árvores e cultivando jardins. Afinal, sem elas, não haverá mais nem eu, nem você, nem os filhos e nem livros.

Por isso que acredito que devo continuar a escrever livros sobre tudo: como plantar árvores, como não só gerar filhos, mas, como educá-los para o mundo que queremos.

É com essa perspectiva de continuidade, que estou lançando o meu 5º livro: Psicodrama na Cena da Psicopedagogia, pela Editora InterSaberes. Os livros para mim, são como filhos: passam por um processo intenso de gestação, criação, cocriação e recriação. Com esse filho não foi diferente, mas, ele é especial, pois, é fruto de uma produção inteiramente independente e de minha autoria.

Depois, ele fará parte de um projeto maior, ele já nasce com autonomia, missão e propósito, como material didático para o curso de Psicopedagogia da UNINTER, uma das instituições de ensino mais respeitadas no Brasil. Pensa a honra que é fazer parte desse projeto e, nesse momento, entregar para a comunidade o resultado de muitas pesquisas, dedicação e trabalho...

No livro você encontrará, protegidos por uma capa linda de tons e sobre tons de rosa e lilás, 237 páginas distribuídos em 6 capítulos, recheados de conteúdos históricos sobre a criação e evolução do psicodrama, a vida e obra do mestre J. L. Moreno, criador do psicodrama, apresentações de teorias e técnicas genuínas e afins, estudos de caso, imagens, exercícios e até poemas sobre o que é psicodrama, sua história e seus métodos recursos e técnicas que, associadas à psicopedagogia poderá ser um instrumental e uma importante ferramenta no desenvolvimento humano.

Com essa obra, eu convido você para conhecer não só uma teoria, mas, uma filosofia de vida, uma forma de viver e pensar de forma espontânea, criativa, ou seja, de forma psicodramática.

Quero agradecer em primeiro lugar ao Mestre J. L. Moreno, o qual nos deixou seu legado, sua vida, sua história e seus conhecimentos sistematizados na Teoria Psicodramática. Quero agradecer a Aldo Silva (in memoriam) e a Mariza Schmidt Silva da Contexto (Associação de Psicodrama do Paraná), meus mestres e exemplos de psicodramatistas aos quais me apresentaram a essa forma de ser, viver e conviver chamado psicodrama. A Professora e Amiga Genoveva Ribas Claro, coordenadora do curso de Licenciatura em Psicopedagogia da Uninter, pela confiança e oportunidade de fazer parte desse projeto. Agradeço ao Professor Adriano Faria, da Uninter, por ter possibilitado esse encontro feliz. A minha família, Rui Valese e Gabriel Vinicius, pela compreensão e colaboração nos momentos em que tive que me ausentar das nossas atividades comuns para me dedicar às tarefas e cronogramas do livro. E agradeço a Deus, pela vida e pela Centelha Divina dentro de cada uma de nós. Que nos torna únicos e criativos e espontâneos em nossa essência.

E assim seguirei entre filhos, árvores e livros, construindo o projeto moreniano de ser e viver, que resumimos parafraseando esse poema do Mestre J. L. Moreno.

Num verdadeiro encontro,

Eu arrancarei os meus olhos

E colocarei no lugar dos teus.

E tu arrancarás os seus olhos

E colocará no lugar dos meus.

Assim eu te verei com os seus olhos

E tu me verás com os meus olhos.

Serviço: A obra pode ser adquirida diretamente com a autora, pelo telefone (41) 99996-7063 ou pelo site da Editora: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/184976


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp