28/10/2019 às 10h24min - Atualizada em 28/10/2019 às 10h24min

Eleição no Uruguai terá 2º turno, com Daniel Martínez e Luis Lacalle Pou

Segunda etapa da eleição presidencial será em 24 de novembro.

Luis Lacalle Pou (E) e Daniel Martínez disputarão o segundo turno no Uruguai.

Os uruguaios terão de ir às urnas mais uma vez para eleger o sucessor de Tabaré Vázquez na presidência do país. Com 98,06% dos votos apurados pela Corte Eleitoral do país, o governista Daniel Martínez, da coalizão Frente Ampla, de esquerda, tinha 38,6% dos votos, e o advogado Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, de centro-direita, 28,22%, nas eleições neste domingo (27).

Eles vão disputar o segundo turno da eleição presidencial em 24 de novembro.

O candidato de extrema-direita Guido Manini Ríos tinha 10,73% dos votos, e ficou em quarto lugar. À sua frente ficou Ernesto Talvi, com 12,16%.

Ao todo, 2,6 milhões de uruguaios estavam aptos a votar. Assim como no Brasil, o voto no país é obrigatório. No total, 11 candidatos disputaram a eleição presidencial.

A Frente Ampla governa o país há 15 anos, com o atual presidente, Tabaré Vázquez, 79, e seu antecessor, José Mujica, 84.

Estavam em disputa nesta eleição, além da presidência, 99 cadeiras da Câmara e as 30 do Senado, mais os governos regionais. Todos são eleitos para mandatos de cinco anos.

Em um contexto regional agitado, com protestos no Chile por melhorias nas condições de vida da população, além de eleições questionadas na Bolívia, o presidente Tabaré Vázquez destacou a solidez institucional de seu país.

“Os uruguaios têm grande adesão ao sistema democrático”, declarou ele, que encerra seu mandato em 1º de março.

Com câncer no pulmão, o presidente disse ter “a esperança e o desejo de poder entregar a faixa presidencial ao próximo presidente”.

Enquanto Martínez, um engenheiro de 62 anos, propõe a continuidade das políticas da Frente Ampla, que governa desde 2005 e busca o quarto mandato, Lacalle Pou, um advogado de 46, sugere mudanças em gastos públicos, comércio e política externa.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp