26/10/2019 às 21h33min - Atualizada em 26/10/2019 às 21h33min

Alesp analisa Projeto de Lei que propõe passe livre para agentes da segurança pública no transporte metropolitano

Proposta quer ampliar e tornar lei um direito já regulamentado por portaria da Artesp, que atende somente os policiais militares fardados.

Site Diário do Transporte.

A depender de um Projeto de Lei (PL) protocolado na segunda-feira, 21 de outubro de 2019 na Assembleia Legislativa de Estado de São Paulo (Alesp), os agentes da segurança pública no estado poderão ganhar passe livre nos ônibus intermunicipais, nos trens da CPTM e no Metrô.

O PL 1179, apresentado pelo deputado Emídio de Souza (PT), torna lei um direito hoje regulamentado por uma portaria da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). A Portaria de 2003, no entanto, atende apenas os policiais militares do Estado de São Paulo, excluindo os ônibus das linhas das Regiões Metropolitanas.

A proposta de agora amplia esse direito para policiais civis, bombeiros, agentes penitenciários e da fundação Casa, agentes de escolta, e vigilância penitenciária, guardas civis municipais, policiais federais, membros do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Além disso, o direito à isenção tarifária poderá ser usufruído somente com a apresentação da identidade funcional, e se estenderá ainda aos trens da CPTM e do Metrô.

O deputado lembra que os profissionais da segurança pública costumam trabalhar em locais distantes de sua residência.

“É comum que esses profissionais residam em municípios diferentes de onde trabalham, fazendo-se necessária a utilização de transporte público intermunicipal para o deslocamento da casa ao trabalho e do trabalho até a sua casa”, justifica.

“Essa proposta é uma forma de reconhecer o serviço desses profissionais e garantir, além do transporte, mais segurança, uma vez que esses profissionais são alvo preferenciais de criminosos quando estão usando suas fardas”, explicou Emídio.

PL1179 Passe Livre Alesp.jpg

PL1179 Passe Livre Alesp.jpg



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp