28/11/2020 às 14h00min - Atualizada em 28/11/2020 às 14h00min

Governo Doria sabia da chegada da segunda onda de Covid-19 a São Paulo desde antes do primeiro turno

Reportagem do The Intercept Brasil mostra que, durante o período eleitoral, João Doria e Bruno Covas têm buscado negar o novo pico da pandemia do coronavírus, apesar de terem acesso aos dados desde antes do primeiro turno das eleições municipais.

O governo de São Paulo, de João Doria (PSDB), sabia do crescimento acelerado nas internações por Covid-19 em hospitais públicos na capital paulista desde pelo menos 9 de novembro, seis dias antes do primeiro turno das eleições municipais, segundo o Portal The Intercept Brasil.

Os números do Censo Covid-SP, que monitora internações hospitalares, foram entregues ao The Intercept “por uma pessoa que tem acesso ao sistema e analisados por um epidemiologista”, diz reportagem de Eliane Pereira. A matéria ainda indica que os funcionários pediram para não serem identificados por temerem represálias.

Os dados mostram que, desde 16 de outubro, a média móvel de internações na rede pública tem aumentado de forma consistente. Um mês depois, em 16 de novembro, a média aumentou em mais de 90%.

Na segunda-feira (23) o candidato de Doria para prefeito de São Paulo - SP, Bruno Covas (PSDB), disse em entrevista ao Roda Viva que “não há nenhum indício” de um novo pico.

“Vamos enfrentar isso sem criar expectativas de que o problema foi resolvido e sem criar qualquer tipo de fake news de que há uma segunda onda sendo escondida pela prefeitura”, disse, uma semana depois do sistema público registrar o pico de 90% no aumento de novas internações.

A reportagem ainda mostra que apesar de Doria ter dito em coletiva que “São Paulo não esconde dados e não tira site do ar”, especialistas lembram que o Censo Covid-SP inicialmente tinha uma coluna com os números de novas internações - informação que atualmente é suprimida.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp