27/11/2020 às 16h57min - Atualizada em 27/11/2020 às 16h58min

Medicamentos alardeados como tratamento para coronavírus ligados a distúrbios psiquiátricos, diz agência da União Europeia (UE)

O regulador de medicamentos da UE emite alerta sobre a cloroquina e um composto relacionado, a hidroxicloroquina.

A cloroquina e um composto relacionado, a hidroxicloroquina, foram associados a casos de distúrbios psiquiátricos e comportamento suicida após serem administrados a pacientes com Covid-19, alertou nesta sexta-feira (27) o regulador de medicamentos da EU, as informações são do site dos EUA Politico.

Os dois medicamentos foram alguns dos primeiros medicamentos apresentados como possíveis tratamentos para o coronavírus, e foram promovidos pelo controverso médico francês Didier Raoult e pelos presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump e do Brasil, Jair Bolsonaro (Sem Partido). No entanto, desde então, eles não se mostraram eficazes em estudos clínicos.

A Agência Europeia de Medicamentos disse que iniciou uma revisão dos medicamentos após receber uma notificação da autoridade farmacêutica espanhola, AEMPS, de seis casos de distúrbios mentais relacionados a pacientes com coronavírus que receberam doses superiores às autorizadas dos medicamentos.

Após a revisão, o comitê de segurança da EMA recomendou que as informações do produto para os medicamentos sejam atualizadas para informar os profissionais de saúde sobre esses riscos.

Ambos os medicamentos são comumente usados ??para prevenir infecções por malária e também são aprovados para tratar uma série de doenças auto-imunes. Em certos medicamentos que contêm os compostos, os transtornos psicóticos são listados como um efeito colateral raro, observou a EMA.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp