26/10/2019 às 12h39min - Atualizada em 26/10/2019 às 12h39min

Presidente do Chile pede que ministros coloquem cargos à disposição

Anúncio foi feito após 1 milhão irem às ruas na maior manifestação desde a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990). Protestos tiveram 19 mortes, parte em confronto com as forças de segurança.

O presidente do Chile, Sebastian Piñera, pediu neste sábado (26) que todos os seus ministros coloquem os cargos à disposição. O anúncio foi feito um dia depois de 1 milhão de pessoas irem às ruas na que é descrita pela imprensa local maior manifestação desde o período da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

“Pedi a todos os ministros para colocar seus cargos à disposição para poder estruturar um novo gabinete para poder enfrentar essas novas demandas”, afirmou Piñera no final desta manhã em pronunciamento no Palácio da Moeda, sede do Executivo chileno.

Em seu discurso, Piñera também falou que poderá suspender o estado de emergência em todo o país no domingo (27). “Se as circunstâncias [de segurança] permitirem, irei retirar o estado de emergência a partir das 24 horas deste domingo”, disse.

A onda de protestos começou há cerca de uma semana com atos contra o aumento no preço da passagem do metrô. O reajuste foi suspenso, mas os manifestantes continuaram nas ruas.

Por causa de confrontos entre manifestantes e forças de segurança, o presidente Piñera, decretou estado de emergência e, a partir de então, as principais cidades chilenas passaram a ter toques de recolher.

Ao menos 19 pessoas morreram desde semana passada devido a incêndios em estabelecimentos, atropelamentos e confrontos com forças de segurança.

As manifestações não têm um líder definido nem uma lista precisa de demandas. Até o momento aparece como uma crítica generalizada a um sistema econômico neoliberal que, por trás do êxito aparente dos índices macroeconômicos, esconde um profundo descontentamento social.

No Chile, o acesso à saúde e à educação é praticamente privado, a desigualdade social é elevada, os valores das pensões estão reduzidos e os preços dos serviços básicos estão em alta.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp