18/11/2020 às 21h01min - Atualizada em 18/11/2020 às 21h01min

Bolsonaro deu tiro no pé e declaração pode afetar confiança no Brasil, diz madereiro

Previsão é que os importadores de madeira legal de Europa e EUA poderão questionar se a documentação do Brasil é confiável.

Presidente da Associação de Exportadores de Madeira do Estado do Pará, Roberto Pupo diz que Jair Bolsonaro (Sem Partido) deu um tiro no pé ao tentar denunciar a suposta contradição dos europeus quando criticam o desmatamento mas compram madeira brasileira, a informação é da coluna Painel do jornal Folha de S. Paulo.

“A Polícia Federal está com esse relatório desde 2018, 2019 e agora, quase dois anos depois, eles vêm falar disso? Foi um gancho que ele [superintendente da PF] conseguiu. E o Bolsonaro, gaiato, pegou e soltou essa bomba. Vai ser um tiro no pé e vai atrapalhar muito o comércio de madeira internacional”, afirma.

Sua previsão é que os importadores de madeira legal da Europa e EUA poderão questionar se a documentação que está sendo fornecida hoje pelas autoridades do Brasil é confiável.

Segundo ele, a venda de madeira para o exterior tem um controle rigoroso e corresponde a cerca de 15% das vendas totais. A maior parte fica no mercado doméstico.

Pupo também criticou o DNA do desmatamento apresentado pela PF aos embaixadores europeus em Manaus, ainda que acredite que a Amazônia tenha se transformado em motivo para criticar Bolsonaro.

“Se ele [o superintendente da PF] quisesse fazer alguma coisa séria, ele teria passado os critérios de averiguação de legalidade de madeira para outras superintendências da Amazônia. Ou ele ficou guardando isso para ele? Pará, Mato Grosso nunca adotaram esse critério, por exemplo”, afirmou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp