18/11/2020 às 17h49min - Atualizada em 18/11/2020 às 17h49min

De qual maneira eu perco dinheiro com um investimento?

Investimentos em renda fixa têm um risco muito baixo, mas ainda assim possuem riscos de perdas. É importante entender que não há nenhum investimento sem riscos antes de começar a investir.

O número de investidores brasileiros vem crescendo exponencialmente em todos os tipos de investimentos nos últimos anos. Prova disso é que em março deste ano, a Bolsa de Valores brasileira atingiu o recorde de 2,24 milhões de pessoas físicas com investimentos no mercado de ações.

Esse é um número histórico para um país que ainda tem muitos brasileiros pensando que estão investindo ao deixar o dinheiro na poupança. A esperança de ver o “dinheiro trabalhar para você” é o motivo do investimento para muitos brasileiros, mas pouco se sabe sobre os riscos que um investimento possui.

Com a crise causada pelo coronavírus, ainda há as pessoas que estão pensando em mudar de mercado, muitos por exemplo, estão fazendo a portabilidade de previdência Icatu ou tirando dinheiro da Bolsa de Valores para voltar a investir em renda fixa.

Um levantamento da plataforma de busca de investimentos Yubb mostra que em agosto, os títulos de renda fixa foram os mais procurados pelos investidores brasileiros. E isso se deve as incertezas do mercado. Os investimentos mais procurados em agosto foram os CDBs e os títulos do Tesouro Direto.

Posso perder dinheiro em qualquer investimento?

Investimentos em renda fixa têm um risco muito baixo, mas ainda assim possuem riscos de perdas. É importante entender que não há nenhum investimento sem riscos antes de começar a investir.

O Tesouro Direto tem um risco muito baixo por serem compostos por títulos do Tesouro Nacional, mas em certos momentos pode haver uma desvalorização da moeda, por exemplo. CDBs, LCIs e LCAs que são títulos de renda fixa da iniciativa privada são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Porém, o FGC só garante a devolução de R$ 250 mil por pessoa, cada o banco onde o dinheiro está investindo declare falência. No mercado de renda variável, os riscos são maiores. É fundamental estudar bastante para investir em ações ou fundos de investimentos já que o mercado desses ativos oscila demais.

O risco de perder dinheiro em uma previdência privada é relativamente baixo, pensando que a seguradora que o mantém distribui os valores em diversos ativos que compõem a carteira do plano, semelhante ao que fazem os fundos de investimentos.

Quais são os principais erros que fazem perder dinheiro ao investir?

Como dissemos acima, independente do investimento, sempre é possível perder dinheiro ao investir. Aqui vamos mostrar alguns dos principais erros cometidos por investidores, confira:

Não estudar sobre investimentos antes de começar a investir

O principal erros dos investidores iniciantes é pensar que investir é fácil. Não, não é! É importante que o investidor dedique parte do seu tempo para estudar os investimentos que ele deseja fazer.

Seja na renda fixa ou na renda variável, o mercado de investimentos possui suas armadilhas, e só muito estudo e ajuda profissional podem ajudar investidores a não cometerem erros comuns que os levem a perder seu capital de investimento.

Comprar e vender um título do Tesouro Direto antes do 30° dia

Cometer este erro pode causar uma perda de dinheiro do seu investimento. É importante entender que a venda de um título do Tesouro Direto até o 30° dia de compra está sujeita ao IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Junto com as demais taxas cobradas ao resgatar o investimento de um título no Tesouro Direto, há uma grande possibilidade de você perder dinheiro com o investimento.

Comprar ações em alta e vender em baixa

Um erro crasso de investimentos na bolsa é comprar ações em alta e vender em baixa. O certo é comprar uma ação de uma empresa valorizada quando elas são negociadas em baixa, o que muitos investidores não fazem.

E a pior parte do erro vem depois, na hora de vender a ação. Sem consultoria e sem experiência, muitos investidores vendem suas ações em períodos de baixa e acabam perdendo dinheiro em seus investimentos porque se assustam com quedas de valores das ações em certos períodos.

Comprar ações de empresas desvalorizadas

Muitos investidores erram ao comprar ações de empresas desvalorizadas na Bolsa. Com a ansiedade de realizar o primeiro investimento e com pouco capital, investidores compram ações que com custo muito baixo.

O problema é que neste caso, você não está de fato “investindo”, mas sim especulando. Ao fazer isto, você aposta que as ações têm potencial de crescimento. O problema é que a maioria dos investidores que fazem isto não sabem especular, não tem experiência, apenas distribuem dinheiro em ações desvalorizadas e acabam perdendo dinheiro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp