17/11/2020 às 21h49min - Atualizada em 17/11/2020 às 21h49min

Indústria brasileira candidata-se ao projeto Portugal 2020 para concorrer ao financiamento que permitirá estruturar sua operação europeia, com 70% do investimento custeado pelo governo português

A Standard América tem unidade fabril de placas eletrônicas no Brasil e levará sua tecnologia para a Europa por meio de uma fábrica instalada em Portugal. O projeto para a instalação da indústria está orçado em 1,5 milhão de euros, sendo 70% custeado pelo Portugal 2020.

Com pontuação de 4,19 (numa escala máxima de 6), a Standard America está concorrendo ao projeto Portugal 2020, que prevê financiamento do governo português a empresas que gerem emprego e renda dentro do país europeu. “Ficamos bastante satisfeitos, porque esta é uma nota excelente!”, anima-se Hidalgo Dal Colletto, CEO da Standard America.

A Standard America é uma indústria de placas eletrônicas com unidade fabril em Campinas, interior de São Paulo, e escritórios operacionais em Portugal e nos Estados Unidos. Adquirida em abril deste ano pelos empresários Hidalgo Dal Colletto e Ricardo Helmlinger, em plena pandemia, a companhia está apresentando um desempenho notável e, em seus planos de expansão, está a internacionalização. “O projeto Portugal 2020 busca justamente empresas como a nossa e teremos tecnologia, estrutura e estratégia para atuar em toda a Europa e, também, nos Estados Unidos, de forma competitiva, galgando um degrau por vez”, pondera Helmlinger.

O projeto Portugal 2020

Em 2014, a Comissão Europeia reuniu a atuação entre cinco fundos europeus estruturais e de investimento para promover o crescimento de países europeus que mais necessitam de apoio para desenvolvimento: Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Fundo de Coesão, Fundo Social Europeu, Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural e Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e Pescas. Até o final do projeto, Portugal receberá 25 bilhões de euros até 2020 (o que, em Portugal, são 25 mil milhões de euros).

Para concorrer à verba, os projetos precisam obedecer determinados critérios, que demonstrem significativa especialização científica, tecnológica e econômica e que possam gerar vantagens competitivas ao país. Sendo avaliada dentro de todos esses critérios, a Standard America recebeu a pontuação 4,19, numa escala de 6.

A fábrica da STD America em Portugal

Hidalgo Dal Colletto e Ricardo Helmlinger, da STD America

A STD America candidatou-se a um financiamento de 1,5 milhão de euros para a construção de uma fábrica de 1.000 m2 em Portugal. “Escolhemos cidades entre Aveiro e Coimbra, que serão definidas durante o decorrer do projeto”, informa Dal Colletto (à esquerda na foto, com o sócio, Ricardo Helmlinger).

Pelo projeto Portugal 2020, 70% do valor do investimento será custeado pelo governo português, cabendo à STD America aportar o restante. “Teremos duas linhas de produção, com capacidade de faturarmos 2 milhões de euros no primeiro ano de operação”, explica o CEO.

A empresa gerará, no primeiro ano, ao menos 50 empregos diretos, e terá capacidade de atender demanda de placas eletrônicas não apenas de Portugal, mas também de outros países europeus.

A previsão de início das operações da fábrica própria da STD America é do primeiro semestre de 2022.

As empresas brasileiras interessadas em candidatarem-se ao projeto Portugal 2020 ainda têm tempo. Para isso, elas precisam buscar informações no site do projeto: portugal2020.pt

Parceria com Exatronic

Enquanto o resultado do projeto Portugal 2020 não é divulgado - a previsão é de que o financiamento seja liberado às empresas vencedoras em janeiro de 2021 - e a Standard America não inicia as obras de sua unidade fabril própria, a empresa firmou parceria com uma indústria local, a Exatronic, para produção de suas placas em solo europeu. “Como já temos clientes na Europa, decidimos levar nossa tecnologia e oferecê-la por meio deu um parceiro local, que torna-se nosso hub”.

No primeiro ano de produção, estima-se que a STD America fature entre 500 mil a 700 mil euros em solo europeu, avançando para 1 milhão de euros no segundo ano.

Sobre a Standard America

A Standard America é uma indústria de placas eletrônicas para as áreas de agricultura, automação industrial, automotiva, internet das coisas, telecomunicações, segurança, iluminação, saúde, aeroespacial e indústria naval. Possui expertise e certificação ISO 9001:2015 nas áreas de engenharia, prototipagem e pilotos, montagem SMT e PTH, soluções integradas e testes finais.

Trata-se de uma indústria multinacional, com presença no Brasil, Estados Unidos e Portugal, que tem como filosofia pensar, agir e acelerar negócios como uma startup; atender, entregar e se estruturar como uma multinacional e cuidar de pessoas e se comunicar com o mercado como uma empresa do terceiro setor.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp