13/11/2020 às 20h12min - Atualizada em 13/11/2020 às 20h12min

MP pede cassação da candidatura de Rafa Zimbaldi à Prefeitura de Campinas por suposta compra de votos

Promotoria afirma que Zimbaldi e a candidata a vice, Anna Be, realizaram evento com interesse eleitoral que ofereceu comida e bebida aos presentes.

A promotora eleitoral de Campinas - SP, Simone Rodrigues Horta Gomes, pediu, nesta sexta-feira (13) a cassação do registro da candidatura do candidato a prefeito de Campinas, Rafa Zimbaldi (PL), e de sua vice-prefeita, Anna Be Sampaio (PSDB) por compra de votos.

O pedido do MPE partiu após uma representação protocolada na terça-feira (10). A denúncia mostrou Rafa e Anna Be Sampaio participaram de um evento político no qual houve distribuição de pizzas e bebidas de forma profissional - uma empresa ficou encarregada disso.

De acordo com a promotora, o fornecimento de apoio político por empresários, os quais fornecem espaço para o evento ou o bancam, indica a ocorrência de outro ilícito eleitoral, tipificado como captação ou gasto ilícito de recurso para fins eleitorais.

“Todavia, há de se observar que os fatos relatados não descrevem apenas uma reunião político-partidária, mas sim um evento regado a comida e bebida, patrocinado pelos representados, configurando o ilícito de captação ilícita de sufrágio”, diz a promotora.

Simone também afirmou que Rafa e Anna Be, ao promoverem uma festa aos presentes no local, com fornecimento de comida e bebida, estavam agindo para comprar votos.

Procurada, a defesa da chapa se posicionou através de nota oficial. “Como já esclarecido anteriormente, o fato narrado na denúncia não se tratou de um evento político, mas sim de uma reunião realizada por amigos dos candidatos, que os convidaram para dela participar, na residência de um dos presentes que, inclusive, é parente da candidata a vice-Prefeita. Não houve qualquer ilegalidade praticada pelos candidatos, o que restará comprovado com a defesa”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp