12/11/2020 às 15h23min - Atualizada em 12/11/2020 às 15h23min

Relatórios da CIA mostram possíveis consequências da eleição de Joe Biden

As previsões da CIA apontam que EUA terá menos domínio global e colapso anarquista por recuo de poder.

A disputa política entre Joe Biden e Donald Trump ultrapassou recordes de votos nas eleições americanas. Durante debates de campanha, Biden se posicionou sobre vários temas e criou propostas para lidar com os problemas atuais. No entanto, os relatórios da CIA apontam previsões para os próximos anos que podem ser resultado de um governo democrata.

A cada cinco anos, o Conselho Nacional de Inteligência Americano utiliza especialistas do mundo inteiro para criar cenários para o futuro de todo o mundo. O relatório de 2025 prevê que os Estados Unidos serão menos dominantes globalmente e alerta para os riscos da diminuição econômica e militar. Já no relatório de 2030, a CIA indica que o país com maior potência mundial estará à beira de um colapso de poder.

Leia alguns trechos abaixo:

Previsões para 2025:

Quadro Geral:

  • Os Estados Unidos continuarão sendo o país mais poderoso. No entanto, serão menos dominantes. Além disso, a diminuição das capacidades econômicas e militares pode levar os EUA a uma mudança de atitude entre as prioridades domésticas e a política internacional; (...)
  • O papel dos EUA como moderador regional no Oriente Médio aumentará, embora outras potências - Rússia, China e India - passem a ter papel maior do que têm hoje.

Previsões para 2030:

Colapso dos EUA

  • Um colapso ou recuo repentino do poder dos EUA provavelmente resultaria em um período prolongado de anarquia global; seguramente, nenhuma potência substituiria os Estados Unidos como mantenedora da ordem internacional.

Já era de se esperar que as propostas do democrata fossem o oposto das de Trump. Joe Biden afirmou que vai recolocar os Estados Unidos no Acordo de Paris, que estimula 28% da emissão de gases do efeito estufa até 2025. Em 2017, Donald Trump retirou o país do Acordo argumentando que não era justo com os pagadores de impostos e trabalhadores americanos, que buscaria uma forma mais justa para o objetivo ambiental. Biden também prometeu que estimulará pequenos negócios; Em contrapartida, apoia o aumento de impostos para grandes fortunas, regularizações e subsídios para energia e saúde.

Um estudo da Universidade de Stanford fala que, até 2030, com a programação de Joe Biden, os Estados Unidos poderá diminuir postos de trabalho para 4,9 milhões e encolhimento da economia em torno de 2,6 trilhões de dólares, o que ocasiona uma redução de 6.500 dólares na renda média familiar comparado a um cenário neutro.

A contagem de votos ainda ocorre em território americano e a atual recusa de Trump em admitir a vitória de Biden afeta a segurança nacional. No momento, Joe Biden não tem acesso aos briefings de segurança e, por isso, não sabe sobre os possíveis desentendimentos do governo. Os dois candidatos seguem com a proteção do serviço secreto americano.

Os últimos Relatórios da CIA divulgados (2020, 2025, 2030 e 2035) previram também a pandemia da Covid-19 e o aumento da bancada evangélica no cenário político brasileiro. Os últimos quatro estudos foram reunidos pelo Grupo Editorial Coerência numa edição com linguagem acessível. O livro conta com introdução do jornalista Heródoto Barbeiro e indicações de Salem Hikmat Nasser e Márcio Pugliesi.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp