25/10/2019 às 11h54min - Atualizada em 25/10/2019 às 11h54min

Reta final para o ENEM 2019: dicas para ter sucesso na prova

A poucos dias da prova, as expectativas aumentam e os preparativos para o teste se intensificam.

Foto: Colégio Marista/Ribeirão Preto - SP

Com o objetivo de auxiliar cerca de 5 milhões de jovens confirmados para realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Marista Ribeirão Preto - SP, Lúcia Montagnani, preparou cinco dicas sobre estudos e comportamento para ajudar os candidatos mais ansiosos nesta reta final que antecede o início das provas.

Dica 1 - Revisão de conteúdo

Nestes dias que precedem o exame, de nada adianta querer estudar todo o conteúdo das provas, pois isso é praticamente impossível. Assim, a melhor alternativa é manter o foco na revisão dos conteúdos já aprendidos. É indicado também dedicar mais tempo para tirar dúvidas das matérias mais difíceis para você.

Dica 2 - Atenção à redação: o que não fazer

A redação do ENEM tem um peso alto no resultado final. O texto vale de zero a mil pontos. Além disso, pode ser usado como critério de desempate nos programas que dão acesso ao Ensino Superior no Brasil.

Para alcançar uma boa pontuação na redação, é muito importante não cometer alguns erros, como o de ortografia, por exemplo, e não escrever informações infundadas, textos polêmicos ou, ainda, que fujam ao tema proposto.

Dica 3 - Diminua o ritmo dos estudos

Dias antes da prova, diminua o ritmo dos estudos. O que não foi possível estudar durante todo esse período não será absorvido em poucos dias. Aproveite o tempo para fazer simulados e testes que auxiliem na interpretação de texto e na agilidade das respostas.

Dica 4 - Descanse e esteja relaxado

É comum que, a poucos dias do início da prova, a ansiedade deixe os nervos à flor da pele. Manter a estabilidade emocional e dedicar tempo para relaxar e dormir bem faz parte da estratégia para acabar com o nervosismo pré-prova.

Dica 5 - Programe-se

A esta altura já é possível saber o local de realização da prova, portanto, programe-se para não se atrasar. Trace a rota de como pretende chegar no dia do exame e tenha sempre planejado uma segunda alternativa em caso de trânsito congestionado ou dificuldade de transporte. Tenha sempre em mãos os documentos necessários e o material escolar para realizar uma boa prova e não se esqueça de acertar o relógio com o Horário de Verão que terá início em 3 de novembro.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp