09/11/2020 às 11h55min - Atualizada em 09/11/2020 às 11h55min

Evo Morales volta à Bolívia um ano após renunciar à presidência

Ex-presidente foi recebido por uma multidão na cidade de Villazón. Ele pretende fazer uma caravana com 800 carros do sul da Bolívia até a região de Cochabamba, onde ele iniciou sua vida política.

O ex-presidente Evo Morales atravessou a fronteira da Argentina para a Bolívia nesta segunda-feira (9), e foi recebido por uma multidão na cidade de Villazón.

Ele voltou a pisar na Bolívia um dia depois da posse de Luis Arce, que foi seu ministro da Economia. Há um ano, Evo renunciou à presidência, depois de ter sido pressionado por militares. Ele enfrentava pressão por causa de uma reeleição, que foi contestada pela oposição e pela Organização dos Estados Americanos (OEA).

Evo pretende fazer uma caravana com 800 carros que percorrerá mais de mil quilômetros até a zona de produção de folhas de coca, em Cochabamba, onde iniciou sua carreira política.

“Este é um retorno triunfante. Evo Morales é um líder indiscutível em nível mundial”, disse à AFP Huelvi Mamani, um dos encarregados da segurança do evento de boas-vindas em Villazón.

Morales renunciou à Presidência em 10 de novembro de 2019. No dia seguinte, viajou para o México e, semanas depois, em dezembro, refugiou-se na Argentina.

Foi no Trópico de Cochabamba que ele despontou como líder dos “cocaleros” (produtores da folha de coca), na década de 1980. Nessas áreas rurais, há muitos grafites com a frase “Volte Evo” nas fachadas das casas de tijolos.

A Bolívia é um dos países da América Latina com a maior população indígena, correspondente a 41% de seus 11,5 milhões de habitantes. Destes, 34,6% vivem na pobreza, e 12,9%, na pobreza extrema.

Com uma piora econômica gerada, em parte, pela pandemia de coronavírus, muitos querem que se repita o “milagre econômico” da gestão de Morales, quando Arce era ministro da Economia: alto crescimento e redução da pobreza (de 60% para 37,2%).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp